
BOGOTÁ – A abertura da Vitrine Turística da ANATO 2025 contou com a presença do prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, que destacou a transformação e o crescimento da capital colombiana como destino turístico. Durante seu discurso, ele enfatizou que a cidade caminha para o futuro com otimismo e está se consolidando como um polo cultural, gastronômico e de entretenimento.
Bogotá vive um momento de expansão no setor cultural, o que tem atraído milhões de visitantes. “Bogotá registrou quase seis milhões de espectadores que desfrutaram de festivais, espetáculos e concertos em 2024. Foram mais de 13 mil eventos culturais realizados na cidade”, afirmou o prefeito.
Os tradicionais em parques, reconhecidos internacionalmente, atraíram 596 mil pessoas em 2024 e a meta para 2025 é superar os 650 mil participantes. Além disso, o setor de espetáculos registrou uma arrecadação de aproximadamente 42 bilhões de pesos, demonstrando o potencial da cidade para eventos de grande porte.
Expansão da oferta gastronômica e das artes cênicas
Outro destaque foi o crescimento da gastronomia de Bogotá, que vem se tornando referência no país. “Bogotá se consolidou como um grande cenário gastronômico e queremos continuar crescendo com a colaboração do setor privado”, ressaltou o prefeito. Além disso, o Festival Internacional de Artes Vivas, lançado em 2024, promete se tornar um dos eventos culturais mais importantes da cidade.
Para este ano, estima-se que os eventos culturais de Bogotá reúnam cerca de sete milhões de pessoas, com destaque para a Movistar Arena, que deverá receber 800 mil espectadores. A cidade tem como meta alcançar 15 milhões de visitantes, sendo dois milhões internacionais e 13 milhões de turistas nacionais.
Investimentos em infraestrutura e mobilidade
A mobilidade urbana também foi pauta do discurso do prefeito. Bogotá está passando por uma transformação estrutural, com grandes investimentos em transporte público. “Depois de 80 anos de espera, estamos construindo a primeira linha do metrô, que já está perto de 50% de conclusão. Este ano, em setembro, receberemos o primeiro trem, e até a próxima edição da ANATO teremos 5,7 km de viadutos construídos com testes operacionais em andamento”, destacou.
Além do metrô, a cidade está implementando novos teleféricos em San Cristóbal e Ciudad Bolívar e construindo dois novos corredores do Transmilenio, ampliando significativamente as opções de mobilidade para turistas e moradores.
Finalizando seu discurso, o prefeito reforçou o compromisso de Bogotá em continuar crescendo como destino turístico de referência. “Sejam bem-vindos a Bogotá, uma cidade vibrante, que está mudando e se transformando. Enfrentamos o futuro com esperança e trabalhamos para solucionar desafios, sempre de mãos dadas com o setor privado e as regiões”, concluiu.
O M&E viaja com proteção GTA.







