O principal desejo de consumo do brasileiro é viajar pelo País. Isto é o que diz o estudo da Mosaiclab com países da América Latina, que será apresentado nesta terça-feira (14), no Latam Retail Show. Segundo o estudo, as quatro categorias com mais potencial de crescimento nos próximos 5 a 10 anos no Brasil são: viagens nacionais; roupas, calçados e acessórios; eletrodomésticos e eletrônicos para o lar e internet.
Também aparece o desejo de comprar produtos de tecnologia de uso pessoal, como celular, veículos e imóveis. “Há forte tendência de aumentar o consumo e não reduzir, por todas as classes sociais, especialmente pela classe alta”, afirma Karen Cavalcanti, pesquisadora responsável pela pesquisa.
Entre as 35 categorias pesquisadas, viajar pelo Brasil desponta com 44% do desejo de consumo nos próximos 5 a 10 anos
Entre as 35 categorias pesquisadas, viajar pelo Brasil desponta com 44% do desejo de consumo nos próximos 5 a 10 anos, sobretudo para 56% dos brasileiros da geração babyboomers (60 a 80 anos) e de 47% geração da Y (25 a 39 anos). Entre os babyboomers, também há forte intenção de usar aplicativos de transporte e serviços de internet.
Para os jovens da geração Z (18 a 24 anos), o maior desejo é comprar roupas, calçados e acessórios. E, para os brasileiros da geração X (entre 40 e 59 anos), eletrodomésticos e eletrônicos para o lar têm 45% da preferência, seguido pelas viagens nacionais, com 43% da intenção de compra.