SÃO PAULO – Para driblar um dos maiores desafios em levar mais turistas brasileiros ao Uruguai, o país, representado por Cristian Pos, esteve presente da WTM Latin America 2025, na Expo Center Norte. Como diretor nacional de turismo, Cristian acredita que a feira é uma das mais importantes para promover e mostrar o potencial uruguaio como destino turístico. “O Brasil é o nosso segundo mercado depois da Argentina. Portanto, essa presença aqui é obrigatória para continuar em contato com as operadoras brasileiras e a mídia para continuar posicionando o Uruguai neste mercado”, disse ele.
“Historicamente, os turistas brasileiros no Uruguai vêm crescendo, mas nos últimos anos estagnamos em cerca de 500 mil visitantes. A intenção aqui é poder quebrar esse teto, oferecendo nosso país como um destino de qualidade.”
Ponte aérea
Cristian destaca que o Uruguai é um destino estável e seguro, onde tanto os operadores como os próprios turistas podem fazer bons negócios e desfrutar de ofertas de qualidade. “Perto de São Paulo e do Rio Grande do Sul, em duas horas você pode estar no Uruguai e viver experiências de enoturismo, turismo rural, cultural, de compras e até cassinos”, disse ele. “Continuamos a oferecer isenção de impostos”, completou.
Desafios
Além da dificuldade em promover o Uruguai no Brasil, outros desafios destacados pelo diretor nacional de turismo são a conectividade aérea, que já está sendo trabalhado, e mostrar aos brasileiros que o país vizinho não é um destino caro, “mas paga pela boa qualidade e segurança no que vai curtir no Uruguai”.
“É importante que os brasileiros saibam que o Uruguai vale a pena pela proposta de valor que tem.”
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA