Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Queda do Muro de Berlim completa 30 anos; Alemanha reunificada impulsionou o turismo

SÃO PAULO – No próximo sábado, dia 9 de novembro, a Alemanha comemora 30 anos da queda do Muro de Berlim. A reunificação do país impulsionou o turismo e entre 1993 e 2018 o número de pernoites internacionais aumentou de 34,7 milhões para 87,7 milhões. Para comemorar a data, o DZT promoveu, na noite desta terça (5), um evento para apresentar um pouco da história do muro, bem como alguns resultados positivos do turismo deste ano.

Luísa Monteiro e Maíra Horner, do Consulado da Alemanha, e Margaret Grantham, diretora do DZT no Brasil

Luísa Monteiro e Maíra Horner, do Consulado da Alemanha, e Margaret Grantham, do DZT

De acordo com a diretora do DZT no Brasil, Margaret Grantham, este é o nono recorde seguido registrado no volume de turistas recebidos no país. Em 2018 foram 87,7 milhões de turistas estrangeiros (+4,5% em relação ao ano de 2017), e entre janeiro e junho de 2019 esse volume já cresceu mais 2,9%.

Em relação ao número de brasileiros, os primeiros oito meses do ano já registraram 500 mil pernoites, 2,3% a mais que o mesmo período do ano passado. Frankfurt, a principal porta de entrada do país, registrou de janeiro a junho um crescimento de 21%; já a capital Berlim registrou um acréscimo de 3,5%; e Munique recebeu pouco mais de 28 mil turistas brasileiros (+3,2%). Berlim e Munique seguem sendo as principais cidades na preferência dos brasileiros.

Segundo Margaret, desde a abertura do país e a queda do muro, a Alemanha recebeu muitos investimentos e um dos principais legados da reunificação é o sistema de transporte. Além disso, o país conta hoje com 20 mil hotéis e 1,5 milhão de quartos, mais de 300 restaurantes estrelados, 13 regiões vinícolas, mais de 5 mil tipos de cerveja, 16 parques nacionais e 46 patrimônios da Unesco – sendo 14 deles na antiga Alemanha Oriental.

De acordo com a diretora do DZT, apesar de hoje em dia não haver mais um muro separando o país, os alemães não se esquecem de sua história e aprendem com ela. Para conhecer um pouco da história da Alemanha há diversas atrações, como um pedaço do próprio Muro de Berlim no East Side Gallery, o Checkpoint Charlie, o DDR Museum, a ciclovia da reunificação com 1,1 mil km desde a antiga capital Bonn até Berlim, a exposição permanente dessa história em Leipzig, e tantas outras.

“O turismo cresceu muito desde a reunificação da Alemanha. O país se renovou e continua se renovando, em especial Berlim, berço de toda revolução. Mas também outras e pequenas cidades, nem sempre conhecidas dos brasileiros, mas que oferecem diversas atrações”, declarou.

O DZT já está no Brasil há mais de 35 anos promovendo a Alemanha, que ficou mais conhecida depois da Copa do Mundo de 2006 e que cada vez mais brasileiros conhecem. “O turismo todos esses anos empregou milhões de pessoas na Alemanha, investiu e hoje é prioridade para o país. A minha mensagem é que hoje são tempos de derrubarmos muros e construirmos pontes”, finalizou Margaret.

Receba nossas newsletters