Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Recife lança série de ações para fortalecer turismo nesta retomada; confira

Marco Zero do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai implantar o primeiro Observatório de Turismo do Recife

A Prefeitura do Recife lançou o “Programa Recife Virado”, na última sexta-feira (10), com a presença do prefeito João Campos, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). Com o programa, nasce uma série de ações voltadas para o setor turístico, como incentivos fiscais, reforço do Recife como destino de permanência, a implantação do Observatório do Turismo, o lançamento do app Recifeando e parceria com agências e operadoras.

Com o fim de ano aquecido, como mostra o indicativo de 90% na ocupação hoteleira para este réveillon, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a Secretaria de Turismo e Lazer da capital reforça que Recife é para ficar. E outras novidades estão por vir, como a transformação do Recife em Destino Turístico Inteligente (DTI).

“O Recife Virado no Turismo faz parte de um conjunto de ações que a gente desenhou e tem construído ao longo do segundo semestre para esse momento de virada da cidade

“O Recife Virado no Turismo faz parte de um conjunto de ações que a gente desenhou e tem construído ao longo do segundo semestre para esse momento de virada da cidade. Então a gente hoje reúne uma série de ações a serem apresentadas por diversas secretarias que tem o objetivo claro de posicionar o Recife como grande destino do Nordeste brasileiro e como um grande destino do nosso País, esse é nosso objetivo aqui”, explicou João Campos na ocasião.

Para impulsionar ainda mais os negócios relacionados ao turismo, serão concedidos incentivos ao setor, como a redução de 5% para 2% no ISS para serviços de hospedagem, atividades de lazer e eventos por 10 anos para negócios situados no sítio histórico dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José.

Trabalho com agentes e operadores

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife está trabalhando junto às operadoras de turismo e agentes de viagem que “Recife é para ficar”, incentivando roteiros de pelo menos 7 dias na cidade. Entre as novidades para o setor está uma parceria das empresas Itapemirim e CVC, com o fretamento de aeronaves com vendas de pacotes de 07 noites para o Recife e também um pacote conjugado Recife-Fernando de Noronha com a Azul Viagens.

Praia de Boa Viagem, uma das principais de Recife

Recife está trabalhando junto às operadoras de turismo e agentes de viagem, incentivando roteiros de pelo menos 7 dias na cidade

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife também vai fortalecer as campanhas de incentivo, parceria com as operadoras, realização de famtour e fampress, capacitação de agentes de viagem e promoção do destino.

“A gente está entrando em uma alta temporada, dezembro e janeiro são altíssimas temporadas, onde a gente vai vivenciar a maior malha aérea que o Nordeste já teve, Recife vai estar ligada a 26 das 27 capitais do País, conectada com 41 destinos, um internacional e 40 nacionais. A gente tem tudo para bater recorde no turismo nacional, isso é uma tendência”, comentou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

App Recifeando e Observatório do Turismo

Outra ação apresentada no evento foi a parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, que lança o app Recifeando, proporcionando uma visita guiada pelos atrativos turísticos da cidade.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, também vai implantar o primeiro Observatório de Turismo do Recife. O projeto funcionará como uma rede de pesquisa que terá como finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no destino, a partir de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. O Observatório será um instrumento imprescindível e decisivo na construção de políticas públicas ligadas ao turismo, observando as demandas turísticas e traçando diretrizes para desenvolvimento do turismo.

No Recife, o Observatório vai manter e monitorar as pesquisas com histórico de realização, realizar pesquisa de demanda/perfil do turista, pesquisa de imagem da cidade junto aos agentes e operadores de viagem e muito mais. O projeto será colocado em prática a partir do primeiro semestre de 2022.

Centro de Atendimento ao Turista

No Segundo Jardim de Boa Viagem, um dos cartões-postais da cidade, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, fechado desde o início de 2020, será reaberto à população totalmente repaginado. A inauguração e retorno do funcionamento do equipamento está prevista para a segunda quinzena de dezembro. O letreiro OXE!, que fica ao lado do CAT Ambiental e que é cenário para registros fotográficos de turistas e cidadãos recifenses, também está com nova cara.

Plano de Turismo Criativo

Está previsto para o início do ano a renovação do novo Plano de Turismo Criativo (2022-2024). O documento traça diretrizes que buscam o fomento do turismo criativo na cidade, um diferencial especialmente em um momento em que turistas buscam cada vez mais experiências únicas durante uma viagem.

No Recife Antigo, coração da cidade, o Espaço RUA, galeria de arte a céu aberto que fica na Avenida Barbosa Lima, será reformado e terá novo mobiliário oferecendo pausas urbanas diferenciadas ao cidadão e viajante. As obras já começaram e a entrega está prevista para o primeiro semestre de 2022. E em parceria com a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, vai ainda trabalhar no incentivo para a instalação de parklets em outros espaços públicos da cidade.

Realização de feiras e eventos

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife também firma parcerias com empresários locais, incentivando e firmando parcerias para a execução de feiras, a exemplo do Mercado do Bem, que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Segundo Jardim de Boa Viagem; a Feira na Laje, que será dias 11 e 12, no Parque Santana; a Feira do Poço, que será também no Parque Santana, nos dias 18 e 19; e a Feira de Antiguidades, que será no dia 30 de janeiro, no Cais do Sertão.

Novos hotéis

Novos espaços estão sendo criados, como o Parque das Graças e o Hub Hoteleiro no Centro do Recife, incluindo um hotel da Rede Hilton. Novas melhorias estão sendo feitas na cidade, a exemplo da reforma dos quiosques da Orla de Boa Viagem e reforma do Aeroporto Internacional do Recife.

Receba nossas newsletters