Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

República Dominicana registra recorde de turistas em setembro

A República Dominicana anunciou o melhor movimento turístico de sua história em setembro. De acordo com o Ministério do Turismo, o número de chegadas no mês passado superou os anos de 2018, 2019 e 2020, com um total de 365.544 visitantes estrangeiros, o que representa uma recuperação de 14% do nível pré-pandemia, mais precisamente em relação a setembro de 2019, e de 25% em relação a setembro de 2020.

Punta Cana

Até o final de 2021, as chegadas de turistas no país deve chegar a 4,8 milhões de passageiros

O movimento recorde gerou cerca de US$ 412 milhões em receita para o país. O ministro do Turismo, David Collado, anunciou que, até o momento, as chegadas de turistas à República Dominicana via aérea ultrapassam 3,3 milhões de passageiros, volume já maior do que as chegadas de todo o ano de 2019. Entre os turistas não residentes que chegaram ao país em 2021, 79% eram de origem estrangeira e 21% de origem dominicana.

A forte atividade turística gerou um aumento no número de empregos, que atingiu 162.254 pessoas devidamente empregadas em mais de 7 mil empresas no mês de agosto, ou 6.648 funcionários e 51 empresas a mais em relação a julho. Este acréscimo foi registrado principalmente nos meios de hospedagem, com mais de 4.311 estabelecimentos.

“Nos dados apresentados pelo Mitur (Ministério do Turismo), assistimos a um retorno à normalidade na chegada de turistas estrangeiros ao aeroporto de Punta Cana, que se posiciona novamente como a principal porta de entrada da República Dominicana”.

A atividade hoteleira atingiu seu pico pós-pandêmico com 87% dos quartos em operação, além de uma taxa de ocupação de 54% nos dias de semana e 61% nos finais de semana. Já a flexibilização das restrições de viagens permitiu o retorno de países emissores históricos à República Dominicana, como a Rússia, que subiu no ranking dos maiores emissores para o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. Os outros países no top 4 são Espanha e Colômbia.

“Nos dados apresentados pelo Mitur (Ministério do Turismo), assistimos a um retorno à normalidade na chegada de turistas estrangeiros ao aeroporto de Punta Cana, que se posiciona novamente como a principal porta de entrada da República Dominicana, seguido de Las Aeroporto Internacional das Américas e Aeroporto Internacional do Cibao, ambos os quais superaram em 2021 os números de 2019”, disse o governo.

Voos e cruzeiros

De acordo com as estatísticas de setembro, a República Dominicana recebeu 3.694 voos comerciais, com uma taxa de ocupação de 71%, operados por 87 companhias aéreas de 90 aeroportos e 43 países. Paralelamente, no setor marítimo, foram realizados 10 cruzeiros por oito navios, dois dos quais chegaram a portos dominicanos na mesma viagem. Isso representa a chegada de 22.572 passageiros de cruzeiros em três portos diferentes, um aumento de 3% em relação a agosto.

Por fim, as reservas de passagens aéreas para o período de outubro a dezembro de 2021 são 12 a 20% superiores às registradas em 2019. Com este volume crescente, estima-se que o número de chegadas de turistas em outubro de 2019 será superado já neste mês. Até o final de 2021, as chegadas de turistas no país deve chegar a 4,8 milhões de passageiros.

Fonte: TravelPulse

Receba nossas newsletters