Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Réveillon na Paulista 2020 movimenta mais de R$ 648 milhões na economia

Réveillon na Avenida Paulista movimenta mais de R$648 milhões na economia paulistana (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

Réveillon na Avenida Paulista movimenta mais de R$648 milhões na economia paulistana (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

A festa do Réveillon na Paulista 2020 movimentou R$ 648,72 milhões na economia paulistana. O número é resultado de pesquisa e levantamento realizados pelo Observatório de Turismo e Eventos da cidade, que entrevistou 1.257 pessoas. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a festa levou à Avenida Paulista cerca de 2 milhões de pessoas, considerando um público rotativo.

Do total, 59% eram moradores da própria capital (cerca de 1,1 milhão), enquanto 18,9%, um total de 377 mil pessoas, eram moradores da região metropolitana de São Paulo, a maioria vinda de Guarulhos. A pesquisa também apurou, por amostragem, que 14,72% do público, aproximadamente 294 mil pessoas, era de outros Estados do Brasil, enquanto 7,16%, cerca de 143 mil, vieram de cidades do interior do Estado de São Paulo, com destaque para Campinas. Apenas 0,24% (4.773) eram estrangeiros.

Entre os visitantes vindos de outros Estados, a maior parte era de Minas Gerais (2,5%) e do Rio de Janeiro (1,8%). Paraná, com 1,4%, e Bahia, com 1,0%, aparecem na sequência, entre os turistas brasileiros que estiveram na festa da Avenida Paulista.

A estimativa de movimentação econômica é obtida a partir do gasto médio considerado para cada tipo de turista, levando-se em conta também o tempo de permanência na cidade. Na média geral, os entrevistados deram nota 8,7 para o evento. A nota mediana foi 9 e o número que mais vezes apareceu entre as respostas dos entrevistados, foi 10. O público satisfeito e muito satisfeito somam 96%.

O público do evento era composto em grande parte por pessoas de 18 a 24 anos, totalizando 33,2% do público. A segunda faixa etária que mais marcou presença no evento foi de 30 a 39 anos. Entre os principais motivos de atração do público estavam as apresentações musicais, escolhida como prioritária por 25,8% do público, seguida por “Curtir a Avenida” e “Assistir à queima de fogos”, com 21,9% e 16,1% respectivamente.

Em relação aos meios de hospedagem, 25% disse estar hospedado em casas de amigos e parentes e 22,7% em hotéis e flats. A média de pernoites foi de cinco dias. Outras atividades também preencheram o tempo desses turistas, como compras (27,6%), gastronomia (26,4%) e passeios turísticos (19%).

A maioria dos entrevistados veio à Paulista com a família (32,1%) e com amigos (31,2%), enquanto 13,6% vieram em casal. A grande maioria chegou à Paulista de metrô (64,4%), seguidos de uma parcela de 19,9% que chegou de ônibus e 16,4% de carro.

Receba nossas newsletters