LONDRES – A exemplo de 2024, a cidade do Rio de Janeiro deve manter um calendário intenso em 2025. A afirmação é do presidente da Riotur, Patrick Corrêa. Em entrevista do M&E durante a WTM de Londres, ele destacou o potencial de crescimento do turismo na “Cidade Maravilhosa”, ancorado em grandes eventos e investimentos em infraestrutura.
Ele ressaltou a importância das ações recentes para reativar o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), com o apoio da prefeitura e do Ministério do Turismo, citando ainda a recente implementação do sistema de “stopover” para os turistas que desejam explorar a cidade em conexões longas. “Agora temos um aeroporto novamente aquecido e precisamos divulgar isso para atrair novos voos e turistas”, afirmou.
A capital fluminense deve fechar 2024 batendo a marca de 1 milhão de visitantes internacionais. Somente até outubro os dados apontam 800 mil turistas estrangeiros.
Réveillon
Antes do ano terminar, a cidade ainda terá o seu famoso Réveillon, que não se limita apenas à Copacabana. Serão 12 palcos em diversas áreas da cidade, como Realengo, Flamengo e Ramos, promovendo uma virada de ano descentralizada e acessível para todos os bairros. E o espetáculo de fogos, com duração de 12 minutos, contará com dez balsas em Copacabana e outras três no Flamengo. Também estão previstas queimas de fogos na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, mas no alto dos hotéis, e não na praia.
Com nomes de peso – Anitta, Caetano, Bethânia e Ivete Sangalo – o evento deve gerar cerca de R$ 5 bilhões em movimentação econômica, já os investimentos serão custeados em parte por patrocinadores privados, graças a uma parceria com a prefeitura. “Investimos um valor mínimo, pois temos patrocinadores master que bancam o Réveillon e o Carnaval, permitindo um evento de grande porte com retorno significativo para a economia local,” explicou Corrêa.
SHOW INTERNACIONAL EM MAIO
Um grande show internacional – como o da Madonna – está previsto para maio e promete fortalecer a imagem do destino como polo de entretenimento do Brasil. Pelo Twitter, o prefeito da cidade, Eduardo Paes sugeriu nomes como Beyoncé, U2, Lady Gaga e Adele.
O show de Madonna nas areias de Copacabana, realizado em maio, foi o quinto maior da história, reunindo um público de 1,6 milhão de pessoas e gerando impacto de R$ 300 milhões para a cidade.
SEGURANÇA
O desafio da segurança também foi abordado. Corrêa enfatizou que a Prefeitura conta com câmeras de Monitoramento 24h – CIVITAS (Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública), ação efetiva da Guarda Municipal, e da Secretaria de Ordem Pública, alinhadas com as forças de segurança. “Os eventos no Rio não têm registrado problemas, estamos preparados para garantir a segurança dos turistas e moradores”, salientou.
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