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Destinos / Feiras e Eventos

Rio Grande do Norte celebra altas na ocupação hoteleira em 2024

IMG 2896 1 scaled Rio Grande do Norte celebra altas na ocupação hoteleira em 2024

Abdon ressaltou os grandes avanços em segurança do estado (Bruno Renzi/M&E)

BRASÍLIA – Rio Grande do Norte chega à Abav Expo 2024 com números expressivos e novidades para o setor de turismo. De acordo com Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado (Abih-RN), a ocupação hoteleira média, durante a baixa temporada se mantém entre 55% e 60%, enquanto na alta temporada o índice atinge 80%.

Segundo ele, os números da alta estação já começam a superar os níveis pré-pandemia, enquanto os da baixa temporada estão equivalentes aos de anos anteriores.

O estado também atrai majoritariamente turistas brasileiros, que representam mais de 70% do total. Os portugueses e argentinos vêm logo em seguida, impulsionados pela oferta de voos diretos entre os destinos. Entre os principais locais visitados estão Pipa, Natal, São Miguel do Gostoso e o recém-destacado Galinhos. Este último, de acordo com Gosson, se diferencia pela oferta de pousadas de alto padrão, uma gastronomia típica e paisagens deslumbrantes, tornando-se uma opção complementar para quem visita o Rio Grande do Norte.

Outro segmento em expansão é o turismo religioso, especialmente na cidade de Santa Cruz, a cerca de 50 minutos de Natal. A cidade vem se consolidando como um dos principais destinos para esse tipo de viagem, atraindo cada vez mais visitantes. Além disso, o estado tem uma média de estadia de 7 noites, o que reflete o interesse contínuo dos turistas por explorar a diversidade de atrações disponíveis.

O presidente da Abih-RN ainda destacou o esforço contínuo do estado em capacitar agentes e operadores através de cursos, workshops e famtours. Outro fator positivo para o turismo é a crescente segurança do Rio Grande do Norte, que hoje figura como o estado nordestino com menor índice de criminalidade, fator que tem contribuído para atrair mais visitantes e aumentar a confiança no destino.

“É o nosso trabalho fazer com que o turista possa ficar mais tempo no nosso destino. Para isso, precisamos oferecer novas opções de passeios e alternativas turísticas”, afirmou Abdon.

*O M&E viaja com proteção GTA

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