Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Rio Grande do Norte espera melhor alta temporada dos últimos dez anos e aposta forte no mercado espanhol

Raoni Fernandes presidente da Emprotur e1737728456752 Rio Grande do Norte espera melhor alta temporada dos últimos dez anos e aposta forte no mercado espanhol

Raoni Fernandes, presidente da Emprotur (Eric Ribeiro/M&E)

MADRI – O turismo no Rio Grande do Norte segue em plena ascensão, com perspectivas de que 2025 seja uma das melhores altas temporadas da última década. Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, aponta que o estado vem registrando uma sequência consistente de crescimento desde o segundo semestre de 2024.

“Tivemos um aumento de 15% em relação a 2023, um número acima da média nacional, e o mercado internacional cresceu 26%. Esse desempenho é impulsionado principalmente pela demanda do Brasil e pela crescente busca internacional, com destaque para a Europa”, explicou Fernandes.

A força do mercado europeu motivou a estreia do Rio Grande do Norte com um estande próprio na Fitur, em Madri, no ano em que o Brasil é o país homenageado. “A Espanha é um mercado prioritário. Somos o único estado brasileiro que, há dois anos, realiza ações cooperadas com o Viajes El Corte Inglés, e renovamos a parceria para 2025. Além disso, as buscas internacionais por voos para o RN cresceram significativamente, com mais de 2,5 milhões de pesquisas em 2024, sendo 75% delas da Europa. Portugal e Espanha figuram entre os cinco mercados que mais procuram o destino”, revelou.

O estado também aposta na expansão da conectividade aérea. Atualmente, o voo via TAP com conexão em Lisboa é uma das rotas mais rápidas entre a Europa e o Brasil. “Estamos trabalhando para ampliar frequências e negociar novas conexões. Tivemos reuniões importantes com a Iberia e conversas com a Latam Europa, porque sabemos que o Nordeste como um todo merece mais rotas diretas, e o RN está se movimentando para isso”, afirmou.

Outro destaque da estratégia do RN é a promoção de produtos voltados para o público europeu, com um posicionamento mais verde e sustentável. Na Fitur, experiências como o passeio em Galinhos, que tem apelo de exclusividade, e os esportes de vento, altamente procurados por espanhóis, ganharam visibilidade. “Temos os melhores ventos e uma faixa temporal ideal para esportes de vento, com seis meses de ventos contínuos. Isso coloca o RN como um destino único para esse segmento”, pontuou Fernandes.

Com presença garantida em eventos estratégicos como a ITB Berlim, BTL Lisboa e roadshows promovidos pela Embratur e parceiros, o Rio Grande do Norte projeta um 2025 de forte expansão internacional. “O momento é de consolidar esse crescimento, posicionar o RN como um destino sustentável e atrair ainda mais visitantes”, concluiu Raoni.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.