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Roadshow M&E: secretário da Bahia detalha plano estratégico ‘Viva Turismo’

Mauricio Bacellar, secretário de Turismo da Bahia

Mauricio Bacellar, secretário de Turismo da Bahia (Eric Ribeiro/M&E)

SALVADOR – O governo da Bahia lançou em setembro o plano estratégico “Viva Turismo”, com objetivo de colocar o estado no topo do interesse dos turistas na retomada pós-pandemia. Nesta terça-feira (9), o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, em entrevista ao M&E durante o Roadshow M&E Nacional, detalhou os pilares que estão sendo promovidos para que o plano estratégico possa dar certo.

Os quatro pilares são: Biossegurança, Qualificação, Obras de Infraestrutura e Promoção.

BIOSSEGURANÇA – “Em conjunto com a secretaria estadual de Saúde, criamos protocolos sanitários para cada tipo de equipamento turístico. Com isso, cada setor do turismo tem suas regras a seguir, já que o protocolo para os bares é diferente daquele feito para locadoras, que é diferente do produzido para as agências de viagens. Sabemos que as pessoas querem viajar, mas viajar para locais seguros em cada atrativo”, disse Bacellar.

QUALIFICAÇÃO – “Estamos realizando a capacitação dos trabalhadores, dos empresários e dos gestores públicos. Chegamos a conclusão que o turismo se desenvolve nos municípios, envolvendo mais de 50 atividades turísticas por toda a Bahia. Logo, vimos como fundamental, além de profissionais e empresários, qualificar também nossos gestores municipais a fim de aprimorar a atividade turística dos municípios”, destacou o secretário.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA – “Estamos investindo por todo o estado, melhorando os acessos e investindo em comunicação, para que possamos criar uma conectividade permanente em toda a Bahia, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, estamos construindo novos aeroportos regionais e investindo cada vez mais nas obras de sinalização turística por todo o estado”, frisou Maurício.

PROMOÇÃO – “Passamos a investir cada vez mais na promoção do destino Bahia. Estamos participando das feiras e eventos mais tradicionais do Brasil, reunindo importantes atores de fomento ao turismo. Um exemplo é a nossa participação no Roadshow M&E Nacional, que passará por grandes mercados emissores para a Bahia. Além disso, colocamos o governo da Bahia à disposição do conselho de eventos para receber cada vez mais congressos e feiras, além de investirmos também em famtrips com agentes e operadores”, destacou Bacellar.

Réveillon oficial ainda é dúvida

Ainda sem uma decisão definitiva com relação a festa de Réveillon pelo estado, sobretudo na capital Salvador, o secretário de Turismo da Bahia frisou que o governo estadual está seguindo a ciência. “Ela é o nosso farol na liberação dos eventos. Tanto é que a Bahia é um dos estados com os menores índices do país em mortes por conta da pandemia, justamente por essa firmeza do governo na implementação de protocolos”, disse.

No entanto, reuniões, como festas e eventos recreativos, estão liberados em todo o estado para até 2 mil pessoas, o que cria oportunidades para os organizadores de eventos particulares. Os eventos científicos, por sua vez, já estão com 100% da capacidade operacional liberada, respeitando a capacidade de cada centro.

Alta temporada de verão

Bacelar trata a alta temporada de verão na Bahia com muito otimismo. “Dos 20 destinos mais procurados do país nas principais plataformas digitais, 11 estão no Nordeste. E destes 11, cinco estão na Bahia”, disse o secretário, que também destacou os números da hotelaria. “Em setembro, a taxa de ocupação já foi 0,7% acima do que no mesmo mês de 2019, antes da pandemia, com 62,7%. Estamos muito otimistas e esperamos que a atividade turística retorne aos patamares anteriores ao Covid-19 para gerarmos cada vez mais emprego e renda”, finalizou.BARRA DE PATROCINIO 18.10.21

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