O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, presentes no Salão Nacional do Turismo realizado pelo Ministério do Turismo nesta edição 2024, falaram sobre a importância do evento para o turismo nacional e, em especial, para a cidade do Rio – principal porta de entrada de turistas internacionais – e o interior fluminense.
“É muito importante saber também de nossa responsabilidade. Sabemos que o Salão é uma oportunidade de promoção de todos os estados e destinos do Brasil, mas para nós cariocas e fluminenses tem um foco especial, pois não deixa de ser uma vitrine, uma oportunidade de receber gente do Brasil inteiro e mostrar nosso potencial turístico”, destaca Tutuca, acrescentando que o Salão do Turismo é mais um grande evento que a Cidade Maravilhosa consegue atrair e promover o Destino Rio de Janeiro.
O secretário explica que no Salão, o Estado tem a oportunidade de mostrar atrativos da Capital e experiências das 12 regiões turísticas fluminenses. “O Rio de Janeiro tem uma característica muito especial e favorável. É um estado pequeno, territorialmente, que com três horas, três horas e meia de carro, você consegue visitar tanto praia quanto montanha, serra. Isso faz com que os turistas e visitantes tenham experiências diversificadas no mesmo dia. Então é uma oportunidade do turista conhecer isso, destinos de praia, como também destinos de aventura, destinos de serra”, finalizou.
Por sua vez, Sérgio Ricardo destacou a importância de mostrar a vocação do Rio de Janeiro para fazer encontros e grandes eventos. Além de nesta edição ser sede do maior evento de turismo, ele acredita que essa é a principal vocação. “Sem dúvida, o Riocentro é o melhor lugar para fazer grandes eventos no Brasil e está no Rio de Janeiro.
Para o presidente da TurisRio, o Salão Nacional do Turismo é importante reunir aqui o Brasil todo e oferecer o produto para o consumidor final, mostrar para ele a importância da atividade turística no Brasil, como gerador de receita, de renda e emprego”, completou.