Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Santa Catarina foca na captação de voo internacional, participação e promoção de festival para impulsionar turismo

Catiane Seif de Santa Catarina e1713429751315 Santa Catarina foca na captação de voo internacional, participação e promoção de festival para impulsionar turismo

Catiane Seif, secretária adjunta de Turismo de Santa Catarina

SÃO PAULO – O estado de Santa Catarina está com ações promissoras que impactarão diretamente seu crescimento, como a captação de um voo para Lisboa com a TAP Air Portugal, ainda em fase de negociação, a participação no Rock In Rio Lisboa, com um estande imersivo na área de expositores do Brasil, e a realização de um concurso de surf em Jaguaruna, com R$ 1,5 milhão em prêmio oferecido pelo Governo.

“Nosso desafio é trabalhar para que cada vez mais a contribuição estadual venha do Turismo ao mesmo tempo em que consigamos diminuir a sazonalidade. Participamos da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde iniciamos as negociações para o voo Florianópolis – Lisboa, conectando nosso estado com a porta de entrada para a Europa, que tem a grande vantagem da similaridade do idioma”, disse Catiane Seif, secretária adjunta de Turismo de Santa Catarina.

No entanto, segundo ela, o destino não vai esperar a finalização das tratativas para fazer a divulgação. “Tanto que teremos uma experiência imersiva e totalmente impactante no nosso estande na área Brasil, no Rock In Rio Lisboa, e com isso, acreditamos que iremos chamar atenção e interesse do europeu”, afirma Seif em entrevista exclusivo ao M&E durante a WTM-LA 2024.

Mesmo com uma agenda recheada de eventos, o estado se via carente de um grande festival que conseguisse angariar um alto volume de público, oferecendo assim, a oportunidade de conhecer o destino turisticamente, impactar na economia e aumentar a chance dos viajantes repetirem a ida à Santa Catarina em outros momentos do ano.

Diante disso, em parceria com a competição mundial de surf Gigantes de Nazaré, que é realizado anualmente na cidade portuguesa de Nazaré, conhecida por ter as maiores ondas do mundo, foi definida uma edição do campeonato no Brasil, tendo Jaguaruna como cidade sede, a qual detém o título de maiores ondas do Brasil.

“Essas são ações que fazem parte de uma política de Governo para alavancar o Turismo no estado e estão inserida dentro de um plano de ação a médio-longo prazo, evidenciado cada vez mais o potencial de crescimento do turismo estadual”

O campeonato ocorrerá entre abril e junho de 2024, na Laje da Jagua. “Nazaré, em Portugal é uma cidade case, que foi de uma pacata vila de pescadores a um fenômeno em crescimento por conta do Turismo Esportivo, e Santa Catarina tem esse potencial, principalmente em Jaguaruna, que oferece tanto ondas impressionantes, quanto uma oportunidade de crescimento.

Um dos pontos positivos, é que a localização geográfica faz com que estejamos no verão enquanto eles estão no inverno, e vice e versa, aumento a atratividade para nós, porque a temporada de surf acontece durante os dias mais quente e tal diferença nos permite oferecer mais opções no calendário anual de surf”, complementa.

A data oficial do concurso dependerá do swell propício para a formação de ondas gigantes. E vale ressaltar, que tanto Jaguaruna quanto as cidades adjacentes estão se preparando para receber um volume alto de hospedes, visitantes e transeuntes. “Essas são ações que fazem parte de uma política de Governo para alavancar o Turismo no estado e estão inserida dentro de um plano de ação a médio-longo prazo, evidenciado cada vez mais o potencial de crescimento do turismo estadual”, observa.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters