Câmbio:

Idiomas:

São Paulo deve fechar 2024 com quase 50 milhões de turistas, se consolidado como a “grande locomotiva do turismo nacional”

Roberto de Lucena secretario de Turismo do Estado de Sao Paulo scaled e1725026011100 São Paulo deve fechar 2024 com quase 50 milhões de turistas, se consolidado como a "grande locomotiva do turismo nacional"
Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo falou com exclusividade ao M&E

SÃO PAULO – Em uma entrevista exclusiva ao M&E durante o Seminário LIDE 2024, que acontece nesta sexta-feira (30), Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo afirmou que o destino tem se consolidado como a “grande locomotiva do turismo nacional”. O secretário prevê que o estado fechará o ano com 49 milhões de turistas, dos quais mais de 2 milhões e meio serão internacionais.

Quando questionado sobre o que falta para colocar São Paulo e o Brasil em um destaque ainda maior no cenário mundial, Lucena respondeu que o estado já é um destaque internacional e que o Brasil está atingindo números recordes de turistas estrangeiros este ano. “Precisamos continuar investindo na estratégia que está funcionando”, afirmou. Ele mencionou que São Paulo está realizando roadshows internacionais e interagindo com operadores e agentes de viagens de todo o mundo para atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o destino. “Estamos no caminho certo e temos muito mais a oferecer”, concluiu De Lucena.

Lucena destacou também as recentes inovações, como a Agenda Viva SP, lançada pelo governador, as novas rotas do vinho e outras iniciativas como importantes ferramentas para alavancar ainda mais o turismo da região e revelou que em breve São Paulo anunciará mais novidades importantes.

Lançada neste mês, a plataforma Agenda Viva SP, que conta com mais de 2.700 eventos cadastrados, utiliza inteligência artificial moderna para promover e interligar eventos gastronômicos, culturais e esportivos, todos voltados para o fluxo turístico. “Isso tem, sem dúvida nenhuma, garantido o aumento do fluxo turístico no estado de São Paulo”, disse Roberto.

Outra novidade mencionada foi o lançamento das rotas do vinho de São Paulo. Com 276 vinícolas no estado, muitas delas com reconhecimento internacional, o governador Tarcísio de Freitas lançou cinco rotas que incluem 66 vinícolas nesta semana. “São Paulo já responde por 11% dos empregos nessa cadeia do vinho em todo o Brasil”, destacou o secretário, que prometeu mais desenvolvimentos no setor.

Lucena participou nesta manhã de uma painel do Seminário Lide, o qual classificou como uma reunião de alto nível com o trade turístico, investidores e atores influentes no setor.

Roberto destacou a importância da experiência acumulada dos participantes presentes e da realização de eventos que debatam o turismo nacional e seu desenvolvimento. “Nós temos aqui um plenário de alto nível. A experiência acumulada reunida nessa sala hoje, na Casa Lide, é absolutamente enriquecedora”, disse. Lucena enfatizou que a oportunidade de compartilhar as ações realizadas por São Paulo é significativa, uma vez que o estado tem seguido rigorosamente as diretrizes governamentais pautadas para o turismo, aproveitando as oportunidades para atender às expectativas do setor.

Tópicos relacionados