SÃO PAULO – A ABIH-SP e o Visite São Paulo, em parceria com a Embratur e o SPTuris, lançaram nesta sexta-feira (30) o projeto “São Paulo Uma Ciudad Del Mundo”, que tem como objetivo aumentar a relevância de mercado e promover os atrativos turísticos de lazer da capital paulista na Argentina, principal emissor turístico para o Brasil.
Após a união das organizações, as secretarias municipais e estaduais de Turismo somaram apoio. Assim, nasceu a proposta de promoção de lazer da capital paulista com foco em Buenos Aires, buscando aumentar o fluxo de turistas latino-americanos aos fins de semana. Além da campanha nas mídias sociais, o projeto implementará um ambiente no shopping Albastos, em Buenos Aires, onde serão exibidos filmes em 360°, apresentando a cidade como uma grande metrópole das artes, cultura, moda, entretenimento, diversidade e gastronomia.
“Esse projeto é muito interessante e a ideia é realmente divulgar São Paulo não só para o trade, como fazemos na maioria dos eventos, mas chegar no público final e despertar o interesse dele em visitar a cidade, criando essa interação totalmente diferenciada e fazendo com que ele busque esses pacotes de viagem para vir até aqui”, apontou Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, também celebrou o lançamento da ação. “O Brasil tem uma relação comercial importante com a Argentina e, com o projeto, poderemos mostrar da melhor forma a imagem de São Paulo e despertar o interesse dos turistas nessa grande cidade que nos orgulha e que possui grande capacidade no turismo cultural, gastronômico, de lazer e de eventos”, afirmou.
Foco na Argentina é estratégico
A escolha de direcionar o projeto diretamente para a Argentina foi estratégica. Em 2017, mais de 2,6 milhões de argentinos visitaram o Brasil, sendo que 86% vieram para lazer, principal foco da campanha. São Paulo é muito beneficiada com os visitantes do país: ao lado de Espanha, França, Estados Unidos e Alemanha, a Argentina representa uma grande parte do fluxo turístico do estado.
“Antes, os argentinos costumavam ficar apenas no Sul do país. Mas hoje, com a conectividade aérea cada vez maior entre os dois países, a vinda destes visitantes está muito mais fácil”, celebrou Teté, que também falou sobre o momento delicado que a Argentina vive. “No início do ano, ficamos muito preocupados com os visitantes argentinos, por conta da crise econômica que eles vivem. Mas, através dos números e da participação em feiras, notamos que os visitantes continuam chegando.”
A cidade de São Paulo recebe cerca de 15 milhões de visitantes por ano. Metade é motivada por negócios e eventos, mas o turismo de lazer vem crescendo e é responsável por 25% do fluxo. As ações do projeto começarão a ser divulgadas na Argentina em 2019.