Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Encontro de Lideres / Política

Secretário de Turismo celebra liderança turística do Ceará em 2019

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, é o grande anfitrião do II Encontro de Líderes

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, é o grande anfitrião do II Encontro de Líderes (Eric Ribeiro/M&E)

FORTALEZA – Anfitrião do II Encontro de Líderes, que acontece durante toda esta quinta-feira (31) no Centro de Convenções do Ceará, o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, na abertura da programação do evento, destacou a evolução do turismo do Ceará em 2019, liderando o crescimento de atividade turística até o mês de agosto, e criticou o “marasmo” do Brasil em continuar recebendo apenas 6 milhões de turistas estrangeiros/ano.

“O Ceará tem se destacado no cenário nacional quando o assunto é Turismo. O IBGE e a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) comprovam nossa liderança. Até agosto, crescemos 6,4% em atividade turística, um índice três vezes maior do que a média do Brasil. Enquanto a oferta cresceu 68% em todo o Estado, o número de turistas estrangeiros, por sua vez, cresceu 74%, o que mostra que a conectividade é a grande saída do Brasil”, afirmou Arialdo. “São números que traduzem nossas negociações com aéreas e investimentos em mercados prioritários”.

Arialdo Pinho lembrou que o novo aeroporto de Fortaleza terá o dobro do tamanho do atual. “A partir de maio, serão mais de 60 mil metros quadrados que garantirão conforto para o hub da Air France-KLM, Gol, e Latam, e para os novos voos da Air Europa e Cabo Verde. Vamos triplicar o número de voos internacionais com partidas de Fortaleza, que tem localização privilegiada e se tornou a principal porta de entrada de turistas do Nordest, disse.

Argentina afetará chegada de estrangeiros em 2019

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará (Eric Ribeiro/M&E)

Sobre o Brasil, Arialdo Pinho questionou o motivo de não termos conseguido sair do marasmo com relação ao número de turistas que recebemos por ano, ainda na casa dos seis milhões por ano. “E teremos um impacto ainda maior este ano, já que destes 6,6 milhões, 2,3 milhões são de turistas argentinos. Com a atual situação do país vizinho, o número de emissão vai cair pelo menos em 1 milhão de turistas”, destacou o secretário.

O executivo aproveitou a oportunidade também para parabenizar o Governo Federal pela isenção de vistos que, segundo Arialdo, é um grande avanço para o Brasil. “Principalmente o visto para China. A partir de janeiro, por exemplo, lançamos a primeira escola de mandarim para em cinco ou dez anos termos como receber o mercado chinês. O Brasil recebe 18 mil turistas de 140 milhões de chineses que viajam. É uma brincadeira”, alfinetou Pinho.

Ceará foi o menos atingido pelas manchas de óleo

O Ceará foi o estado menos atingido pelas manchas de óleo. Arialdo Pinho afirmou, no entanto, que ações diretas estão sendo realizadas para preservar o litoral cearense. “Sobrevoamos a costa diariamente e ainda temos uma equipe da marinha que tem ajudado muito nesta fiscalização”, declarou o secretário de Turismo do Ceará. barra de logos nova-01 (1)

Receba nossas newsletters