BUENOS AIRES – A FIT Buenos Aires 2024 chegou ao fim na noite da última terça-feira (01), mas os frutos desses quatro dias de evento ainda estão sendo colhidos. Para Ana Lúcia Vieira, da Setur-SC, e Valdir Luiz Della Giustina, do Centroserra, ambos representantes do destino Serra Catarinense, a feira trará muitos novos contatos e chances para a progressão do mercado catarinense.
“A Serra está correndo muito rápido, e a gente veio em busca do argentino que passa por lá, para que permaneçam mais um dia, meio dia, e conheçam da serra à praia. Já fizemos contato com mais de 20 operadores da Argentina para dar esse suporte. A gente não quer competir, a gente quer compor um pacote Serra-Mar para a Argentina”, explica Ana Lúcia sobre os objetivos do destino na feira.
A representante também conta que, para atingi-los, a Serra juntou forças e levou para Buenos Aires todas as suas novidades e serviços. “Estamos com excelentes equipamentos de hospedagem de alto padrão, mas a gente também tem a outra parte que atende um turista que não quer gastar tanto. Temos mais de 20 vinícolas na Serra, turismo de aventura, ecoturismo e o turismo de eventos”, conta Vieira.
Mercado de eventos
Valdir, por sua vez, trabalha no mercado de eventos, e acredita que a Serra Catarinense vive um momento de pós-pandemia fora da curva. “A gente está se estruturando, crescendo junto desse momento, melhorando a nossa capacidade de recepção e também levando eventos. A gente já recebe muitos turistas lá e quer receber muito mais, e uma forma da gente desenvolver o turismo é fazendo eventos turísticos, seja de que área for”, comenta.
Giustina dá o exemplo do Festival de Inverno, um evento para complementar o calendário de verão que já acontece no litoral catarinense. “Neste ano, eles lançaram a temporada de inverno, um trabalho especial, porque nós já temos a temporada de verão, tão conhecida de Florianópolis, Camboriú, Itapema, de tantos outros”, explica o representante.
Além desse festival, a Serra recebe também, em Lages, a Festa do Pinhão. “Essa é uma festa que reúne mais de 300 mil pessoas durante 10 dias, e a gente precisa crescer nesse setor. Então, nós já temos vários eventos programados até o final do ano, mas, ainda assim, a gente quer novos eventos”, comenta Valdir.
Ana Lúcia finaliza dizendo que o turismo catarinense vem crescendo intensamente. “A nossa avaliação é das melhores. Há um crescimento natural da procura do nosso destino, mas também há muito trabalho que do Trade vem fazendo”, comenta a representante da Setur-SC que completa confirmando a presença do destino na Festuris, em novembro deste ano.