Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Setur-ES ganhará nova sede com espaço para gastronomia e apresentações culturais

20210908120818_IMG_7497

A previsão é de que o espaço seja aberto com a transferência da sede da Setur e a abertura dos espaços comerciais no primeiro semestre de 2022

A antiga sede do Clube Saldanha da Gama, no centro de Vitória, será a Casa do Turismo Capixaba, abrigando a sede da Secretaria de Turismo, um espaço gastronômico e um local para apresentações culturais. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande nesta quarta-feira (08), dia em que a Capital do Espírito Santo completa 470 anos. O espaço atualmente está passando por obras de reforma.

A previsão é de que o espaço seja aberto com a transferência da sede da Setur e a abertura dos espaços comerciais no primeiro semestre de 2022. A ocupação de mais este espaço, que é parte da história e da paisagem capixaba, integra as ações de revitalização do Centro Administrativo da Capital, projeto prioritário do Governo do Estado. As obras estão sendo realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER/ES).

“O turismo vai se encaixar muito bem nesse prédio histórico. Vamos recuperar o Forte São João. Assim, os moradores e turistas poderão desfrutar desta bela paisagem. Quem vier tomar um café, um chope ou fazer uma refeição vai energizar o Centro de Vitória, trazendo mais movimento e desenvolvimento para essa região. Monumentos como esse jamais poderiam ter sido abandonados. Esse é mais um trabalho nosso em prol do resgate do Centro de Vitória e de boa parte da história do Espírito Santo”, afirmou o governador.

20210908114121_IMG_7232-1

Renato Casagrande, governador do ES

Além de ser a sede da Secretaria de Turismo (Setur), o espaço abrigará um restaurante e uma cervejaria. No próximo mês, o Governo do Estado publicará os editais para locação dos espaços comerciais. Uma das principais exigências será um cardápio com pratos capixabas, bem como a comercialização de cervejas artesanais produzidas em solo capixaba.

A proposta do projeto envolve um espaço cultural de resgate da memória do Forte e espaço para eventos. No Memorial do Forte, será feita a recuperação visual e restauro da muralha, dos canhões e da estátua do índio Araribóia, que receberá uma iluminação cênica para tornar o local ainda mais bonito. Está prevista ainda a instalação de totens com a história do espaço.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, afirmou que o local voltará a ter o merecido destaque no cotidiano da cidade, fortalecendo a história capixaba e permitindo o fluxo de moradores e turistas, contribuindo para o dinamismo econômico do Centro Histórico da Capital. “A Casa do Turismo Capixaba será um espaço de convivência da cidade com espaços comerciais e de exposição, além de palco de manifestações culturais”, completou.

 

 

Receba nossas newsletters