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Destinos / Política

Setur-SP lança marcas regionais para desenvolver turismo em cinco regiões do estado

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Cerimônia de entrega das marcas ocorreu durante o Expo Fórum 2022 (Alan Morici/Divulgação-Setur)

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou cinco novas marcas regionais para o desenvolvimento e promoção do turismo nas regiões do Vale do Ribeira, Polo Cuesta, Mantiqueira Paulista, Circuito das Frutas e Caminhos da Mogiana. O desenvolvimento das marcas foi feito pela Setur-SP em parceria com FIA Consultoria, com foco em destinos turísticos e promoção de produtos locais para as cinco regiões do Estado.

“Criar marcas regionais é fundamental para dar uma identidade própria ao local e promover o turismo de forma mais personalizada. Esse foi um trabalho minuncioso que ouviu a comunidade local para traduzir sua identidade local. É muito mais do que um novo logotipo. É todo um conceito”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

Os principais objetivos do projeto são neutralizar estereótipos, gerar identidade única, estabelecer narrativa, posicionar a localidade e estabelecer visão de futuro, além de aumentar atratividade da localidade. Para a criação das marcas foram entrevistados gestores locais – prefeitos e secretários de várias áreas – operadores de turismo, associações de produtores de alimentos e turistas, além de visitas aos municípios e uma pesquisa ampla na comunidade local, para, então, produzir as marcas regionais que destacam os atrativos de cada local.

Em todos os casos, as marcas serão licenciadas gratuitamente para os interessados e poderão ser utilizadas em pontos de contato que promovem as regiões: peças publicitárias, produtos alimentícios de origem controlada, comércio, eventos promocionais, brindes, sinalização e no comércio local.

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Novas marcas turísticas (Divulgação/Setur-SP)

CAMINHOS DA MOGIANA – Para a região, foi adotada a marca Raízes do Campo, uma referência às características históricas, culturais e sociais do local e traz mais identificação aos turistas. O termo Mogiana é trabalhado na assinatura da marca – Raízes do Campo: Descubra os caminhos da Mogiana. A parte visual une as 18 cidades da região, com o azul do céu, o verde da agricultura e o vermelho da terra, criando uma letra R estilizada.

CIRCUITO DAS FRUTAS – Neste caso, a opção foi manter o nome da região na nova marca por ser algo já reconhecido e disseminado pelos moradores e turistas há 20 anos. Para reforçar o apelo pelo turismo, foi inserido o slogan “A sua próxima viagem”, que traz a ideia de ser um destino com maior tempo de estadia. Na parte visual, foram incluídos os principais elementos que marcam o turismo na região, como a uva, a produção de vinhos, as rotas ciclísticas e os parques temáticos.

MANTIQUEIRA PAULISTA – Para a região, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.

ENCANTOS DA CUESTA – O Polo Cuesta recebeu a nova marca Encantos da Cuesta, que tem o propósito de ressaltar exatamente os atrativos naturais na região e sua diversidade de atrações religiosas, esportivas, musicais, náuticas, comerciais e de saúde. O C de Cuesta reflete o envolvimento, o céu, o café, o couro, a terra, o calor, a vegetação e as águas, e que oferece uma experiência turística completa de viagem ao campo, com paisagens fora do comum e boas surpresas gastronômicas, convivência com a vida interiorana e existência de bons eventos e bons atrativos turísticos.

VALE DO RIBEIRA – A marca já havia sido apresentada em maio, mas ganhará reforço na sua divulgação. O Vem Pro Vale funciona como um convite dos moradores da região, reconhecidos pela simpatia, para diversos públicos. Já a identidade visual foi construída a partir da letra “V” e utiliza elementos gráficos compostos e cores que remetem à variedade local: as matas, as praias, o sol, a cultura e as cavernas, principalmente, arrematadas pelo slogan “O surpreendente Vale do Ribeira”.

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