
A maioria dos hóspedes que fizeram reservas no Airbnb para o período do show de Lady Gaga tem entre 25 e 30 anos (47%), seguidos por hóspedes com 31 a 40 anos (31%) e 18 a 24 anos (14%)(Divulgação/Chuffmedia)
A apresentação da cantora Lady Gaga no Rio de Janeiro, agendada para 3 de maio, causou um aumento significativo na procura por hospedagens no Airbnb para o período de 30 de abril a 6 de maio. O volume de buscas por imóveis na capital fluminense cresceu 150 vezes em comparação com o mesmo período do ano passado, superando o impacto do show de Madonna, que se apresentou no mesmo local em 4 de maio de 2024, mas teve seu evento confirmado apenas em março.
Executivos do setor atribuem esse sucesso de público não só à aposta da prefeitura em promover uma infraestrutura adequada aos artistas e ao público, o que tem atraído cada vez mais megashows para a cidade, mas também à antecipação dos anúncios do show de Lady Gaga, o que permitiu que os fãs se organizassem com antecedência.
O bairro de Copacabana, onde será realizado o show, é o epicentro das buscas, concentrando metade das pesquisas feitas pelos viajantes. A maioria dos hóspedes são de cidades próximas ao Rio, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, mas há também fãs do Chile, Argentina e Estados Unidos.
A maioria dos hóspedes que fizeram reservas no Airbnb para o período do show de Lady Gaga tem entre 25 e 30 anos (47%), seguidos por hóspedes com 31 a 40 anos (31%) e 18 a 24 anos (14%).
Um dado interessante é que quase 20% dos usuários que reservaram hospedagem para o show de Lady Gaga estão utilizando o Airbnb pela primeira vez.
Apesar do aumento na demanda, fãs da cantora relataram problemas com anfitriões que cancelaram hospedagens feitas antes do anúncio do show para reajustar as tarifas. O Airbnb informou que cancelamentos por anfitriões são raros e que a plataforma possui políticas de cancelamento que preveem penalidades para os anfitriões que cancelam reservas confirmadas.
“Por esses motivos, se o anfitrião cancelar uma reserva confirmada ou for considerado responsável por um cancelamento, a política de cancelamento por anfitriões prevê algumas penalidades, como a cobrança de taxas, o bloqueio do calendário do anúncio para os dias da reserva cancelada, ter seu anúncio ou conta suspensos ou removidos, e podem até perder o status de superhost [superanfitrião], quando aplicável”, disse parte da nota da plataforma.
Lady Gaga já se apresentou no Brasil em 2012 e teve um show cancelado no Rock in Rio em 2017 por problemas de saúde. O anúncio oficial do show de 2025 deve ser feito pela prefeitura do Rio de Janeiro nos próximos dias.