Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

São Paulo ganha primeiro distrito turístico urbano do país e investimentos em desenvolvimento

Governador de Sao Paulo assinando o documento de criacao do Distrito turistico de Sao Paulo São Paulo ganha primeiro distrito turístico urbano do país e investimentos em desenvolvimento

Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e o prefeito Ricardo Nunes assinam o acordo que fará com que o centro de São Paulo conte agora com o primeiro Distrito Turístico Urbano do país (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – O Governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (25), no dia do aniversário de 470 anos da capital paulista, a transformação do centro de São Paulo no primeiro Distrito Turístico Urbano do país. A novidade faz parte de um pacote de ações fruto da parceria entre as esferas municipal, estadual e privada, para o desenvolvimento da cidade, cujo objetivo é torná-la referência mundial em oportunidade turística e de negócios.

Veja a galeria de fotos abaixo

O Distrito Turístico do Centro contempla mais de 50 atrativos turísticos, 60 estabelecimentos gastronômicos, 76 meios de hospedagem e mais de uma centena de opções de compra e entretenimento, incluindo o Triângulo Histórico de São Paulo, o Largo São Bento e o Pateo do Colégio, ruas comerciais temáticas como a 25 de Março, a São João, a Ipiranga, a General Osório, a Santa Ifigênia e a São Caetano e equipamentos turísticos tombados como o Mercado Municipal e o Vale do Anhangabaú.

“O distrito atua a partir da cooperação entre Governo, Prefeitura, sociedade civil e iniciativa privada, revitalizando o patrimônio, aumentando a oferta de moradia, hospedagem e segurança”, afirma o secretário Lucena, de Turismo e Viagens.

A criação do distrito, a partir da Lei do Triângulo e Quadrilátero, oferece aos estabelecimentos da região fiscais, como a isenção parcial do IPTU e a redução de ISS de obras e entrega de unidades habitacionais. O objetivo é manter o desenvolvimento contínuo e aumentar o fluxo de turistas.

CENTRO CONTARÁ COM VLT – O distrito turístico do Centro de São Paulo é o quinto do Estado e será complementado pela obra de mobilidade que trará de volta o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro, que contará com 27 paradas em duas linhas (Azul e Vermelha), percorrendo as principais ruas da cidade. Para tanto, um chamamento público será feito para a elaboração de projetos, que levem em consideração os problemas urbanos da cidade, apresentando soluções de melhoria.

Pacote de ações

Tarcisio de Freirtas governador de SP São Paulo ganha primeiro distrito turístico urbano do país e investimentos em desenvolvimento

Tarcísio de Freirtas, governador de SP (Ana Azevedo/M&E)

O encontro contou ainda com a assinatura de autorização de linhas de crédito no valor de R$ 200 milhões pela Desenvolve SP para empreendedores que atuam no centro da cidade ou queiram abrir negócios na região. Durante o evento, foi inaugurado também o edifício sede dos corpos artísticos da Fundação Theatro Municipal e entregue as chaves simbólicas para moradores do novo conjunto habitacional “João Octaviano Machado Neto”.

“São ações em parceria que ganham força porque Governo do Estado e Prefeitura trabalham na mesma direção. Temos um sonho e acredito que ele vai sair do papel e se concretizar, porque esse time que reune governo e município está engajado e acredita de coração”, disse o governador de SP, Tarcísio de Freitas.

Distrito Turístico de SP

O distrito turístico do Centro de São Paulo é o quinto criado no Estado e foi proposto oficialmente em 2023 pelo Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, ligado à prefeitura, por meio de uma carta de intenções, além do apoio do Governo de SP.

Seu desenvolvimento se deu após um estudo do contexto turístico da região. Uma consulta pública debateu a viabilidade do novo modelo de governança, com seus desafios e oportunidades, a partir de fóruns realizados com a população. As atividades terão início após a composição do Conselho Gestor do Distrito Turístico.

“Queremos melhorar o centro e tornar esta uma região em que seja possível morar e trabalhar, trazendo nos próximos ano, 200 mil moradores e impactando no desenvolvimento e na vida da cidade”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

GALERIA:

Receba nossas newsletters