
RIO DE JANEIRO – No Roadshow M&E Nacional 2025, no Rio de Janeiro, Eduardo Aguiar, diretor de Promoção Comercial da Viaje Paraná, apresentou o estado como um destino culturalmente rico e com atrações únicas que encantam turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
A atividade turística no Paraná teve expansão de 2,9% no mês de abril, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado reforça a tendência de recuperação e expansão do setor, que segue acompanhando o desempenho nacional, cuja alta foi de 3,2% no mesmo período.
O levantamento integra o Boletim do Desempenho das Atividades Turísticas, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Segundo o estudo, na comparação entre abril de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, o volume de receitas do turismo brasileiro avançou 9,3%, enquanto o crescimento no Paraná foi de 4,4%.
No acumulado de 12 meses, o desempenho do Paraná é mais expressivo, com expansão de 6,9%, superior à média nacional de 5,1%. O resultado é impulsionado, sobretudo, pelo aumento das receitas em segmentos como transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 5% no 1º trimestre de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) , com base nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é quase o dobro da média nacional (2,8%) e posiciona o estado acima de potências globais, como Estados Unidos (2,1%) e os principais países europeus.
Capital
Ao longo de sua apresentação, Eduardo Aguiar citou alguns pontos de destaque da capital paranaense, como o Museu Oscar Niemeyer, conhecido popularmente como “Museu do Olho” pelos curitibanos, devido à sua estrutura metálica marcante. Outra curiosidade mencionada por Eduardo é o prato típico conhecido como “carne de onça”. Apesar do nome curioso, trata-se de carne moída bovina, muito apreciada em Curitiba.
Além do patrimônio cultural, Curitiba vem ganhando destaque nacional pela rota das cervejarias artesanais. Eduardo falou sobre o crescimento desse segmento. “Temos uma rota de cervejarias que são abertas à visitação, com degustações e tours pela produção, além de vendas para bares locais”, afirmou.
A combinação entre cultura, gastronomia e inovação faz de Curitiba um destino cada vez mais atraente para os turistas, que buscam experiências autênticas e diversificadas.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.