Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo religioso no Brasil movimenta US$ 4,4 bilhões em negócios

Congresso de Turismo Religioso - Divulgação - Ourêm

Congresso de Turismo Religioso – Divulgação: Ourêm

A secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, apresentou, em Fátima, Portugal, nesta quarta-feira (22), números que apontam um movimento de 4,4 bilhões de dólares decorrentes de 20 milhões de viagens por ano, no Brasil, motivadas pela fé, em viagens e gastos. Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo registra mais de 300 destinos nacionais de turismo religioso. Uma característica comum a todos esses destinos e seus atrativos é a capacidade de movimentar a cadeia turística como hospedagem, alimentação e artesanato. O turismo movido pela fé também leva o visitante a conhecer outros atrativos, beneficiando o entorno do destino principal.

“Somos o país com o maior número de católicos do mundo. Mas, a característica que mais marca o Brasil nesse tema é a tolerância religiosa”, destacou a secretária, apresentando um mapa do Brasil com a diversidade de destinos e práticas religiosas que atraem visitantes brasileiros e do mundo inteiro. Teté Bezerra também ressaltou que o respeito à diversidade favorece a sustentabilidade do turismo religioso brasileiro, na medida em que contribui para a manutenção e até o fortalecimento do mosaico de culturas que formam o Brasil. Ela citou o exemplo do sincretismo religioso, onde rituais católicos e africanos se misturam em diversos eventos e atrativos visitados por multidões, como a lavagem do Bonfim, em Salvador.

A secretária reafirmou o esforço do Brasil em ampliar, estruturar e integrar o Caminho das Missões Jesuíticas com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Entre os atrativos do lado brasileiro está o Santuário de Caaró – lugar do martírio de três santos Católicos: o paraguaio Roque Gonzales e os espanhóis Afonso Rodrigues e João de Castilhos, além das Ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio Cultural da UNESCO. O roteiro foi pauta da audiência do ministro do Turismo, Marx Beltrão, com o Papa Francisco, em outubro. Ele pediu que a Ópera Romana, operadora de viagens do Vaticano, a maior do mundo no segmento religioso, ampliasse o roteiro que já inclui Foz do Iguaçu como Patrimônio Mundial Natural da UNESCO.

Durante a apresentação, que teve o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai como moderador, Teté Bezerra citou outros exemplos como o Círio de Nazaré, em Belém (PA). A maior festa religiosa do Brasil reúne 2 milhões de fiéis num único dia e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. No interior do Ceará, as romarias à Juazeiro do Norte e Canindé movimentam milhões de visitantes no Nordeste, bem como à Nova Jerusalém (PE) onde a Paixão de Cristo é encenada no maior teatro ao ar livre do mundo. Os santuários de Aparecida (SP), Divino Pai Eterno (GO) e o Templo de Salomão (SP), também estão no mapa dos atrativos religiosos apresentados pela secretária. A diversidade de religiões passa por templos budistas, como o Zu Lai (SP) e centros espíritas, como o Dom Inácio, de Abadiânia (GO).

Receba nossas newsletters