Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

União Europeia aprova lançamento de certificado de vacinação para viagens

Ursula von der Leyen

Países como Bulgaria, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Grécia e Polônia já adotaram o sistema

A União Europeia aprovou a criação e o uso de um novo certificado de viagem, permitindo que os visitantes se desloquem entre os países, evitando assim testes e quarentenas extras. A partir de 1º de julho e com duração de 12 meses, todos os países da UE devem reconhecer o certificado de vacina. Eles serão gratuitos e certificarão que o viajante foi totalmente vacinado contra a Covid-19, obteve resultado negativo ou se recuperou da doença.

Países que dependem fortemente do turismo, como a Grécia, lideram os esforços para introduzir rapidamente o sistema, que terá tanto formato em papel como digital. Bulgaria, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Grécia e Polônia, por sua vez, já aprovaram a adoção do certificado. No entanto, ainda existem várias regras e regulamentos a serem seguidos que, se aprovados no Parlamento Europeu, poderiam simplificar o sistema.

As regras não serão aplicadas contundentemente por seis semanas para permitir que os países se preparem. Os passes serão emitidos por cada nação, e não pela UE, e conterão um QR code único para cada passageiro. Dados pessoais não serão compartilhados. “Com isso, membros da UE podem se abster de impor mais restrições, a menos que seja estritamente necessário”, disse o parlamentar socialista espanhol, Juan Fernando Lopez Aguilar.

Mais informações sobre o novo certificado devem ser publicadas antes do lançamento em 1º de julho. De acordo com o relatório da Associated Press, “pessoas que vêm de fora da UE, a grande maioria das quais deveria ser vacinada para entrar, poderão obter um certificado se conseguirem convencer as autoridades do país da UE de que estão qualificadas para tal”.

Fonte: Associated Press

Receba nossas newsletters
 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.mercadoeeventos.com.br ou utilizando uma das formas de compartilhamento dentro da página. Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização.