
Universal Destinations & Experiences deu o primeiro passo formal para tirar do papel seu ambicioso projeto de parque temático no Reino Unido, que promete ser o maior da Europa.
A empresa norte-americana protocolou um pedido de Ordem de Desenvolvimento Especial junto ao Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local (MHCLG), iniciando o processo de planejamento do resort em Bedfordshire, que terá mais de 192 hectares (476 acres).
Segundo os documentos apresentados, o complexo incluirá um parque temático com várias áreas temáticas, atrações imersivas, um hotel com 500 quartos, além de lojas, restaurantes, entretenimento e melhorias de infraestrutura na região, como a expansão da estação ferroviária de Wixams e acessos à rodovia A421.
“A proposta é de um resort de entretenimento com padrão mundial, combinando narrativa imersiva, atrações inovadoras e experiências emocionantes”, diz o comunicado oficial da Universal.
Apesar de o projeto ainda estar sob avaliação do governo britânico, e não da prefeitura de Bedford, o plano recebeu sinal verde inicial com um investimento público de £500 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões) destinados a melhorias viárias e ferroviárias. Só a expansão da estação de Wixams deve consumir £270 milhões desse montante.
Com inauguração prevista para 2031, o parque poderá gerar até 20 mil empregos na construção civil e mais 8 mil vagas permanentes quando estiver em operação. A área escolhida é o antigo terreno da fábrica de tijolos de Kempston Hardwick.
O parque será o primeiro da Universal no Reino Unido, expandindo a presença global da marca, que já tem complexos nos Estados Unidos, Japão, Cingapura e China. E embora o universo de Harry Potter não esteja nos planos, rumores indicam que as áreas temáticas podem incluir franquias como Jurassic Park, James Bond, Paddington e até Senhor dos Anéis, este último, com a possibilidade de um castelo como destaque.
A empresa também já finalizou os contratos com os detentores de direitos das marcas que farão parte da experiência. A maioria das atrações será indoor, seguindo a tradição da Universal em oferecer experiências cinematográficas em qualquer clima.
