Câmbio:

Idiomas:

Vila Galé anuncia novo hotel em Brumadinho, a 4 km do Inhotim

Foto de Matheus Bueno

Matheus Bueno

Publicado - 24/05/2025 - 19:49

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Romeu Zema, governador de Minas Gerais; Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Vila Galé e Gonçalo Rebelo de Almeida, vice-presidente da Vila Galé (Matheus Bueno/M&E)
Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Romeu Zema, governador de Minas Gerais; Jorge Rebelo de Almeida, presidente da Vila Galé e Gonçalo Rebelo de Almeida, vice-presidente da Vila Galé (Matheus Bueno/M&E)

OURO PRETO – A rede Vila Galé confirmou a construção de uma nova unidade em Brumadinho (MG), a poucos quilômetros do Instituto Inhotim, o maior museu à céu aberto do mundo e um dos principais polos de turismo cultural do pais. Com investimento estimado em R$ 130 milhões, o empreendimento tem previsão de início das obras em 2026 e inauguração para o final de 2027.

A informação foi anunciada durante a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, neste sábado (24), com a presença de autoridades e representantes do trade turístico. O novo projeto dará continuidade à estratégia de expansão da rede no Brasil, com foco na recuperação de ativos históricos, integração com a cultura local e fortalecimento da oferta de hospedagem em destinos fora do eixo sol e praia.

Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, vice-presidente do grupo, a nova unidade deve gerar mais de 300 empregos diretos, além de centenas de postos indiretos ao longo das obras. “Estamos atentos ao potencial de destinos com forte apelo cultural e histórico. Brumadinho reúne esses elementos, além da proximidade com Belo Horizonte e a força do Inhotim como atrativo internacional”, afirmou.

Durante o evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou o ambiente favorável à atração de investimentos privados no estado, que já somam R$ 478 bilhões. Ele também mencionou a duplicação da estrada que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, cujos recursos já estão definidos, facilitando o acesso a regiões estratégicas para o turismo.

O presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, ressaltou que o projeto de Brumadinho reforça o compromisso da rede com o desenvolvimento regional e a valorização de experiências autênticas. “Mesmo sem praia, Minas oferece atrativos únicos, com hospitalidade, segurança e uma gastronomia reconhecida. Brumadinho representa uma nova oportunidade de mostrar que o turismo cultural pode ser protagonista.”

A chegada do grupo Vila Galé a Minas Gerais marca um momento simbólico para o turismo local, segundo destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. “Acredito em grandes projetos capazes de transformar a realidade local, como o Guggenheim em Bilbao ou empreendimentos hoteleiros que mudaram destinos inteiros ao redor do mundo. O Vila Galé, com sua história de excelência e respeito ao patrimônio, chega como eixo estratégico dessa transformação”, afirmou. Para ele, o Estado vive hoje um boom hoteleiro sem precedentes, com mais de 30 resorts e hotéis de alto padrão em construção, abrindo um novo ciclo de investimentos, geração de empregos e fortalecimento cultural e econômico.

O novo hotel será o 13º da rede no Brasil e o segundo em Minas Gerais, ampliando a presença da marca no país e fortalecendo a oferta de hospedagem voltada para lazer, eventos e turismo familiar. A unidade se soma a outros projetos em andamento da Vila Galé, como os futuros empreendimentos no Maranhão, Alagoas e em Belém.

*O M&E viaja com o apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.