
A Azul Linhas Aéreas acaba de dar um passo estratégico para reforçar a segurança e a eficiência de suas operações. A companhia contratou seis meteorologistas para integrar sua equipe no Centro de Controle Operacional (CCO), em Barueri (SP).
Os profissionais começam a atuar imediatamente e serão responsáveis por monitorar condições climáticas em tempo real, antecipar fenômenos adversos e colaborar diretamente com áreas operacionais da companhia, como despachantes de voo e equipes em solo. A ideia é aprimorar a gestão de riscos e garantir decisões ágeis diante de mudanças abruptas no clima.
“Eles vão fornecer dados estratégicos para todas as áreas da operação. Isso inclui desde previsão de gelo até mudanças súbitas de temperatura, que podem impactar rotas e segurança”, explica Bianca Penelas, diretora do CCO da Azul.
Com o suporte técnico desses profissionais, será possível definir rotas alternativas, antecipar pousos e até suspender voos quando as condições forem severas, decisões que podem fazer toda a diferença para evitar imprevistos em solo ou no ar.
Segundo Fábio Luengo, um dos meteorologistas recém-contratados, a aviação exige uma aplicação precisa da meteorologia em diversos aspectos.
“É um desafio enorme, mas empolgante. Tudo influencia: chuva, gelo, temperatura. E tudo isso pode mudar a operação de um voo e a experiência do passageiro”, afirma.
A contratação faz parte de um pacote mais amplo de admissões: foram mais de 100 novos Tripulantes, como são chamados todos os colaboradores da empresa.
