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Azul alcança quase R$ 1 bilhão em vendas internacionais no primeiro semestre de 2025

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Ana Azevedo

Publicado - 17/07/2025 - 12:13

Azul Viagens
Ricardo Bezerra, da Azul (Eric Ribeiro/M&E)

A Azul registrou um aumento de 14% no faturamento com agências no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. No mercado internacional, a operadora alcançou quase R$ 1 bilhão em vendas, refletindo sua estratégia de expansão e fortalecimento das parcerias comerciais.

O crescimento foi impulsionado por ajustes estratégicos na equipe comercial, com a criação de gerências dedicadas a segmentos específicos, como viagens corporativas, consolidação de passagens e lazer. Essas ações visam estreitar o relacionamento com parceiros e adaptar-se às tendências do mercado.

Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior para o segmento Lazer, destacou a importância de uma abordagem estratégica voltada para o varejo. “Queremos extrair o melhor de cada segmento, estreitando o relacionamento com nossos parceiros e buscando oportunidades de ganhos mútuos”, afirmou. Ele também projetou um crescimento de 10% nas vendas até o final de 2025, em comparação ao ano anterior.

No segmento Corporativo, Anderson Serafim, gerente comercial sênior, ressaltou o compromisso da Azul Viagens com a inovação e a adaptação às mudanças do mercado. “Nos aproximamos das agências e empresas, escutamos nossos clientes para aprimorar nossos serviços e contamos com equipes especializadas para cada segmento”, explicou.

A expansão internacional da operadora contou com novas rotas inauguradas em junho para Porto (Portugal) e Madri (Espanha), que tiveram alta performance no semestre e elevaram o faturamento internacional em 68%. A Azul Viagens também ampliou sua capilaridade comercial por meio do Portal B2B, destinado ao relacionamento direto com parceiros comerciais.

Internamente, a companhia reforçou a integração entre áreas como Revenue Management, Marketing, Operações e TI para ajustar precificação e campanhas. Em mercados como os Estados Unidos, ações em agências de viagens online (OTAs) têm impulsionado as vendas, refletindo a coordenação entre setores para otimizar a experiência do cliente.