Câmbio:

Idiomas:

Cassação da VoePass muda cenário em Congonhas; saiba como ficaram os slots

Foto de Giulia Jardim

Giulia Jardim

Publicado - 23/07/2025 - 09:44

Aeroporto de Congonhas 24102901 Cassação da VoePass muda cenário em Congonhas; saiba como ficaram os slots
Azul, Latam e Gol ficam com os 20 slots da VoePass em Congonhas após decisão da Anac (Divulgação/Congonhas)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu a redistribuição dos 20 slots que pertenciam à VoePass no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A decisão ocorre após a suspensão das operações da companhia, em 11 de março de 2025, devido a falhas nos procedimentos de manutenção de suas aeronaves. Em 24 de junho, a Anac cassou de forma definitiva o Certificado de Operador Aéreo (COA) da empresa.

Com a nova divisão, a Azul ficou com 8 slots, enquanto Gol e Latam receberam 6 cada. As autorizações poderão ser utilizadas durante a temporada de inverno da aviação comercial (W25), que vai de 26 de outubro de 2025 a 28 de março de 2026.

A distribuição reforça a liderança de Latam e da Gol em Congonhas. A partir de outubro, a Latam terá 246 slots em Congonhas; a Gol, 244; e a Azul passará a operar com 92 – número significativamente menor que o das concorrentes. Ao todo, o aeroporto conta com 582 slots dedicados a voos domésticos.

A Latam já iniciou as vendas de passagens para os novos voos. Entre as novidades está uma rota direta entre São Paulo e São Luís (MA), com cinco frequências semanais a partir de outubro. Atualmente, nenhuma companhia oferece voos diretos entre as duas capitais. A Gol também anunciou novas rotas: voos diretos para Congonhas partindo de Pelotas (RS) e Correia Pinto (SC), previstos para iniciar no mesmo período. A Azul ainda não divulgou como pretende utilizar seus oito novos slots.