
O primeiro semestre marcou um novo patamar na história do transporte aéreo do estado de Mato Grosso. Os aeroportos de Cuiabá, de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta receberam 1.548.667 viajantes entre embarques, desembarques e conexões nos 13.129 voos comerciais operados.
Em comparação com o fluxo do mesmo período de 2024, quando 1.509.819 clientes foram atendidos em 13.114 pousos e decolagens nos quatro aeroportos, o crescimento foi de 2,5%na movimentação de passageiros e de estabilidade no número de operações comerciais.
No Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Várzea Grande, o balanço positivo de 1.277.918 passageiros atendidos nos 10.865 voos comerciais realizados no 1º semestre de 2025 também foi acompanhado por um grande avanço nas pontuações atribuídas mensalmente pelas Pesquisas de Satisfação dos Passageiros, conduzidas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O empreendimento foi considerado o sexto melhor do país entre os 20 maiores aeroportos brasileiros, além de se destacar com posições expressivas nos seguintes itens: 2º lugar no processo de check-in, 3º na inspeção de segurança, 4º no ambiente do aeroporto e 5º no acesso ao terminal.
No norte de Mato Grosso, o Aeroporto de Sinop, também alcançou um novo recorde de movimentação histórica para o 1º semestre de 2025. Com fluxo superior a 219 mil viajantes e 1.690 voos regulares realizados, o empreendimento registrou crescimentos de 13% na movimentação de passageiros e de 9,6% no total de operações da aviação comercial, quando comparado ao mesmo recorte temporal de 2024.
Já no extremo norte mato-grossense, oAeroporto de Alta Floresta registrou o maior crescimento percentual de movimentação entre os aeroportos administrados pela COA. Com quase 27 mil viajantes atendidos em 296 voos, o empreendimento registrou aumento de 27% no fluxo de clientes e de operações aéreas realizadas nos seis primeiros meses do ano, quando comparado ao mesmo período de 2024.
Por fim, na região sudeste do estado, oAeroporto de Rondonópolis também obteve balanço positivo nas movimentações aéreas e de passageiros do 1º semestre ao alcançar a marca de 24,5 mil embarques e desembarques e 278 frequências realizadas. Os números representam aumentos de 25% no volume de clientes atendidos e de operações comerciais em relação ao fluxo observado no mesmo período de 2024.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA, o balanço positivo demonstra a importância dos equipamentos na dinamização do transporte aéreo regional e nacional. “Os números positivos alcançados no 1º semestre de 2025 refletem o avanço contínuo da qualidade na prestação de serviços nos quatro aeroportos sob gestão da COA. No último ano, realizamos a conclusão das obras dos novos terminais em Alta Floresta, Sinop e Rondonópolis, além da requalificação completa do Aeroporto Internacional de Cuiabá. Com isso, permitimos o direcionamento de melhorias voltadas aos passageiros, além de intervenções que aumentaram nossa segurança e eficiência operacional”, avalia.