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Blogs / Resorts e Turismo

A flexibilização do Visto para turistas estrangeiros

Aumentar o fluxo de turistas estrangeiros é uma necessidade para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Durante o período das olimpíadas estaremos experimentando a isenção do visto para 4 países (Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão), talvez 5 se a China for aprovada.  Meu desejo é que essa medida fique de forma permanente ou pelo menos seja estendida. Simplificar a entrada dos turistas é uma medida necessária ao aumento do fluxo, é um ato importante de “boas vindas ao Brasil”. Um sinal que aqui no nosso país todos devem se sentir em casa.

O visto não é unicamente uma pratica burocrática, mas um gesto de antipatia que sinaliza a desconfiança.  Entendo que essa medida existe por motivos de “segurança”, reciprocidade, mas neste caso específico devemos olhar para nosso próprio comportamento e lamentar a postura de pessoas de outros países frente aos brasileiros.

Nessa época de globalização em que estamos vivendo, essas barreiras de visto são medidas obsoletas, servem unicamente para fechar um país em si mesmo e, reforçar medidas protecionistas, andando contra as correntes econômicas e sociais da tendência atual.  O impacto da suspensão de visto para os turistas traria grandes benefícios para o Brasil, iniciando pelo aumento do fluxo de turistas e divisas estrangeiras, mas não é só isso: a presença de estrangeiros impacta na nossa sociedade e nosso comércio; produzem pontes de comunicação com o mundo; cria-se oportunidade de conhecer pessoas diferentes; gera oportunidades de negócios, de estabelecer intercâmbios culturais, aprender idiomas, descobrir novas tendências e, principalmente, desperta nosso interesse e nossa visão de conhecimento.

Durante as Olimpíadas estima-se que cerca de 80.000 americanos vão se beneficiar desta medida de isenção de visto, gastando em média US$1.000 (mil dólares) por pessoa em serviços no Brasil. Precisamos pensar além das Olimpíadas!

Quantos turistas podem repetir a viagem para nosso país, ou se tornarem elementos promocionais do destino Brasil?

Muitos!

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