Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Redação ME

De Onde eu Te Vejo: São Paulo na telona

Cena do filme "De onde eu te vejo"

Cena do filme “De onde eu te vejo”

A comédia romântica “De Onde Eu Te Vejo”, filme de Luiz Villaça estrelado por Denise Fraga e Domingos Montagner, retrata a vida de um casal que se separa, mas não se distancia. Com a cidade de São Paulo como pano de fundo, o filme se desenrola após a separação dos personagens Ana e Fábio. Morando um em frente ao outro eles precisam aprender a viver essa nova realidade. Ao longo da trama, os personagens recordam momentos que passaram juntos na cidade em locais como o Cine Marabá e o Terminal Rodoviário do Tietê. E o filme mostra como eles mudaram , assim como a cidade, que esta em constante transformação.

O casal mora num famoso endereço da capital paulista, o bairro de Higienópolis. E o prédio da protagonista é um clássico da arquitetura paulistana, o Edifício Louveira, feito pelos artistas João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Cada um dos bons momentos do casal remete a algum endereço ou espaço de São Paulo. A Avenida Paulista, o Centro Antigo, Monumentos e até o trânsito caótico são retratados no filme.

Ela como arquiteta, se mudou do Rio de Janeiro porque queria embelezar São Paulo, que achava feia e cheia de prédios. Com o tempo, ela passa a amar a cidade e sua arquitetura vertical. Seu marido é jornalista, olha que ironia, e está passando por uma crise no trabalho. Mas é por causa dele, que a arquiteta supera as dificuldades e declara todo o seu amor por ele, e pela cidade também.

A cena mais bacana do filme, que eu particularmente não curti muito, é o final quando Ana cai na real e percebe que ama de verdade Fábio. Ela grava um áudio pra ele que vai contando um pouco da história dos dois enquanto ele percorre a cidade de acordo com a narrativa. Nessa parte conseguimos ver bem São Paulo e toda a sua dinâmica com seus moradores, visitantes e curiosos. Eles percebem que mesmo em meio a confusão da vida moderna é possível reinventar uma nova forma de amar.

Mais do que cenário, a cidade é também um personagem. Ela interage com os dois protagonistas e se transforma ao longo da trama. O cinema é uma ferramenta poderosa de promoção turística. Basta ver o exemplo de destinos como Nova York e Paris, por exemplo. Quem não sonha em conhecer o cenário onde diversas histórias de amor acontecem em uma única noite, como no filme Noite de Ano Novo? Isso só citando um filme.

Outro exemplo são as novelas brasileiras que mostram quase todos os dias as belas paisagens do Rio de Janeiro. Ainda que a capital fluminense seja o destino mais desejado do país, São Paulo consegue mostrar na telona as suas belezas escondidas e particularidades. Não à toa, a cidade recebe cada vez viajantes de lazer, deixando aquela impressão cinza e sisuda no passado. Ponto para a cidade paulistana!

Veja o trailer do filme:

 

Receba nossas newsletters