A Copa das Confederações permitiu a observação de falhas nos serviços prestados aos visitantes das cidades nas quais as competições foram realizadas. No tocante aos hotéis e restaurantes, nada se noticiou de preços aviltados, atendimento deficiente ou reclamações sobre higiene, qualidade etc. pelo contrário, a pesquisa do Ministério do Turismo sobre o nível de satisfação dos turistas nacionais e estrangeiros, superou as expectativas, demonstrando que o empresariado de nossa categoria sabe responder a estímulos quanto a investimentos e nível de recepção adequado, a um evento como a Copa do Mundo no ano próximo.
Em recente Seminário realizado em Brasília pela Embratur, sobre competitividade e a sustentabilidade setorial do Turismo, após as Olimpíadas de 2016, esclareceu-se a questão das tarifas hoteleiras e valores nas passagens aéreas.
O segmento do turismo brasileiro está preparado; eventuais exacerbações de diárias em hospedagem serão sanadas pelos mecanismos de defesa do consumidor, quando acionados. O que precisamos, é de um discurso uníssono, governo e patronato, não se esquecendo de nossos colaboradores, na defesa de uma imagem positiva, interna e externamente, de um país preparado e que todos que por aqui viajarem, terão boas experiências.
O atual momento de reivindicações da sociedade brasileira nos remete a responsabilidade maior no trade nacional. A Câmara Empresarial de Turismo da CNC até o final do mês fará um encontro na Confederação Nacional do Comércio, de Bens, de Serviços e de Turismo no Distrito Federal, logo após a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que permitirá, produzir uma carta de pleitos e encaminhamentos ao Executivo e Legislativo Federal.
A recente substituição do secretário executivo do MTur, lança desafios na solução dos problemas. Porém devemos ser incisivos nos questionamentos e cobrança de resultados, além de aperfeiçoarmos nosso relacionamento interno.
Que o futuro de nossas atividades, melhorem sob as bênçãos da visita do Papa ao Brasil.
Alexandre Sampaio
Presidente da FBHA