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Hotelaria e Alimentação

O ‘Jogo Limpo’ na hotelaria e na alimentação fora do lar

O Ministério do Turismo acaba de lançar a campanha ‘Jogo Limpo’ que incentiva a prática por preços justos no turismo durante a Copa do Mundo. A iniciativa é muito interessante, pois estimula, ainda mais, o consumidor a uma prática saudável de pesquisar preços e observar a correlação custo X benefício. A conscientização do cliente, neste aspecto, já é uma prática difundida em nosso setor e essa tendência já pode ser observada nos últimos anos.

Porém, a denominação do movimento ‘Jogo Limpo’ nos remete a uma reflexão sobre determinadas práticas nefastas ao setor de hospedagem e alimentação, por conta de representações sindicais patronais arcaicas e, no mínimo, suspeitas de ações contrárias aos interesses da categoria.

É incrível que em pleno terceiro milênio ainda tenhamos que conviver com figuras que não se comprometem com o debate saudável com outras entidades representativas e, portanto, se distanciam da busca de iniciativas que visem, pelo menos, a mitigar os problemas setoriais de nossa categoria.

Esses representantes tendem a cercear propostas de representação regional que traduzam interesses legítimos de organização empresarial, opções outras, mais modernas e lógicas para os dias de hoje. É bem verdade que a legislação a respeito não facilita esta renovação, mas é preciso que o patronato – no estágio em que se encontra nosso segmento – assuma determinadas responsabilidades na defesa de entidades confiáveis, que traduzam o verdadeiro anseio por propostas para o desenvolvimento de um ambiente de negócios melhor, engajado na luta pelo que desejamos e respeitando o que é democraticamente permitido: a participação de todos que queiram colaborar.

Em uma conjuntura de rápidas transformações entre as relações de consumo, torna-se obrigatório que as empresas se acerquem de seus sindicatos, pois eles podem, e devem, ser o vetor do encaminhamento de reivindicações aos mais variados poderes constituídos. Além de poderem ser os interlocutores com outras atividades econômicas, com nossos colaboradores e com a sociedade em geral na busca de um universo de negócios voltado, principalmente, para o desenvolvimento de toda a nação.

Entendo que a campanha ‘Jogo Limpo’ tem, então, o papel de alertar as instituições e os empresários que ainda não entenderam que os novos tempos trazem grandes desafios e provocam reflexões sobre os modelos de gestão e as relações comercias.

Alexandra Mato
Assessoria de Comunicação
Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA

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