Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria e Alimentação

Turismo e Hospitalidade: demandas e perspectivas

Passado o Carnaval, que levou um número considerável de turistas nacionais a destinos com praia dentro do Brasil, devemos nos preparar para o início do ano de maneira mais concreta e objetiva. Nesse aspecto, já existem algumas iniciativas programadas e anteriormente informadas, porém não custa relembrar.

Duas importantes propostas da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), alinhadas com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo (CNC), serão implementadas no primeiro semestre. A agenda parlamentar do turismo da CNC, com um número significativo de parlamentares comprometidos com nosso setor, será lançada em Brasília. Conjuntamente será criada a Frente Parlamentar da Hotelaria Brasileira.

Essas duas ações são oportunas, pois nesta legislatura descortinamos um parlamento muito mais ativo e independente em relação ao executivo, com reais chances de promover mudanças em prol de um ambiente de negócios mais promissor. Além disso, nas últimas eleições houve aumento no número de empresários eleitos para o Congresso Nacional, o que nos permite antever atitudes em prol do desenvolvimento dos setores da economia. O comprometimento da CNC, entidade maior do patronato, com o setor do turismo nos dá esperanças de que algumas demandas podem ser alcançadas, já que a base de apoio congressual da Confederação não se furtará em participar destas estratégias.

Outro passo importante será a realização de um seminário jurídico em junho, na sede da CNC no Distrito Federal, onde abordaremos os principais problemas nos vários ramos do direito que afetam o dia a dia dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar. Serão convidados ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF) para abordarmos com franqueza as situações que prejudicam os setores turísticos.

Estarão na pauta desse seminário assuntos como gorjeta (taxa de serviço), direitos autorais, defesa do consumidor, súmulas do TST sobre legislação trabalhista, aspectos tributários, entre outros. Será uma experiência rica na troca de informações, onde os empreendedores e o judiciário irão interagir, proporcionando mútuo conhecimento das nossas realidades.

Um último aspecto é a nova configuração do recém-criado Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC, que terá mobilidade e viajará aos vários estados do País, para, em sintonia com as Câmaras Empresariais de Turismo das Federações do Comércio de Bens de Serviços e de Turismo (Fercomércios) estaduais, empreender um trabalho de sinergia entre comércio e turismo. As Fecomércios, gestoras dos Senac e Sesc, trabalharão de maneira muito mais próxima do trade turístico, através das câmaras que já existem em inúmeras capitais.

Este modelo permitirá maior integração entre os comerciantes nas suas variadas peculiaridades e permitirá melhor compreensão do funcionamento dos serviços de aprendizagem comercial e serviços sociais das Fecomércios. Também facilitará um melhor usufruto da ação política das assessorias legislativas das federações em assuntos relacionados ao turismo nas assembleias legislativas estaduais. Devemos ressaltar que o conceito de comunicação para este ano na CNC será: ‘Turismo e comércio viajam juntos’.

Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). A instituição é líder sindical patronal dos setores dois setores que representa.

Receba nossas newsletters