Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Arizona: um passeio pelo Velho Oeste americano – parte 1

Cacto scottdale Arizona: um passeio pelo Velho Oeste americano - parte 1

Cactos são característicos da vegetação local

Lugar das terras vermelhas, rochas, areia e cactos de diversos tipos e tamanhos, o Arizona, nos Estados Unidos, surpreende por sua magnitude e beleza natural. O destino, que conta com seis milhões de habitantes, oferece diversas opções de atrações, desde grandiosos cânions e formações rochosas inimagináveis, até um turismo mais exótico e esotérico, como na cidade de Sedona, no norte do estado. Com 38 milhões de visitantes em 2012, a expectativa é que o estado contabilize um acréscimo de cinco milhões de turistas internacionais em 2013.

Uma das mais famosas atrações, o Grand Canyon, formado há mais de 5 milhões de anos, recebe cerca de 4,5 milhões de turistas anualmente. O local oferece inúmeras atividades para os aventureiros, como rafting pelo Rio Colorado, trilhas, caminhadas, escaladas, rapel, entre outras. Porém, é preciso se programar antes de desvendar os mistérios do lugar. Devido à exaustão, grande parte dos passeios não devem ser feitos em menos de um dia. O parque conta com centros de informações e mapas das trilhas para ajudar os visitantes a organizarem a viagem. De acordo com os guardas-florestais do local, o ideal é que a pessoa ou grupo que não tenha muito conhecimento do Canyon, contrate um guia turístico para os passeios. Embora o passeio de helicóptero, partindo de Las Vegas, seja o mais buscado pelos brasileiros que desejam conhecer o local, visitar o parque a pé é uma opção muito mais em conta, além de permitir maior contato com a natureza e uma vista inesquecível.

Grand Canyon

Seguindo a linha dos Canyons, outra atração imperdível, que deixa qualquer um impressionado, é o Antelope Canyon, na cidade de Page. Através das eras, enormes rochas foram moldadas pela água da chuva, formando um labirinto de areias e pedras avermelhadas. Quando iluminadas pelo sol, as rochas ganham cores e até mesmo formas. Contornos de ursos, corações e dragões podem ser vistos em pontos determinados. O local só pode ser visitado com um guia, devido ao risco de inundações quando chove. Simpáticos e muito atenciosos, os guias costumam dar ótimas dicas de como fotografar o espaço, além de contarem toda a história do local.

Antelope Canyon2 Arizona: um passeio pelo Velho Oeste americano - parte 1

Montanhas coloridas pelo Sol, no Antelope Canyon

Nos tempos antigos, o Arizona era quase que totalmente dominado por tribos indígenas. Atualmente, o estado conta com 22 tribos, sendo o povo Navajo, a maior destas. Parte da reserva indígena dos Navajos, o Monument Valley é o principal destino para aqueles que desejam conhecer um pouco mais da cultura fascinante dos índios. Com montanhas e rochas que parecem ter sido esculpidas a mão por renomados artistas, o local, que fica na fronteira de Utah, foi cenário de muitos filmes de faroeste hollywoodianos, como Stagecoach (1938) e Fort Apache (1948), além do famoso Forrest Gump, que termina sua corrida com a vista do Monument Valley ao fundo.

Monument Valley4 Arizona: um passeio pelo Velho Oeste americano - parte 1

Vista do Monument Valley

Para se hospedar, a dica é ficar no ‘The View’ (A vista, em português), o hotel tem este nome pois todos os quartos do empreendimento têm vista para o vale, que possui 27 km de extensão. Embora o passeio possa ser feito em um dia, nada se equipara a observar a grandeza do monumento no silêncio de sua varanda, enquanto o sol se põe mudando a cor das rochas gradativamente e dando espaço a um dos céus mais estrelados do Arizona. A reserva é, até hoje, usada pelos índios em rituais.

Uma curiosidade sobre o The View: O hotel foi construído há mais de 40 anos, para ajudar os índios Navajos da reserva. Atualmente, o empreendimento oferece 200 empregos aos indígenas, além de ser responsável pelas maiores bolsas de estudo voltadas para os índios. Caso algum Navajo precise de auxílio e recursos para estudar (seja escola, faculdade, cursos etc.), o hotel concorda em ajudar, desde que haja total comprometimento do aluno. Para reservas e outras informações sobre o hotel, acesse: www.monumentvalleyview.com

Monument Valley Arizona: um passeio pelo Velho Oeste americano - parte 1

Pôr do sol do Monument Valley, visto do hotel

Receba nossas newsletters