Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Duas horas como turista em Buenos Aires

A cobertura de feiras internacionais é sempre complicada, com muito trabalho desde cedo até muito tarde. Isso sem contar as festas noturnas, que fazemos questão de registrar com notícias e fotos no site MERCADO & EVENTOS. Porém a Fit nos deu um refresco. No primeiro e no segundo dia, ela começou a funcionar apenas às 15 horas. No dia da abertura tivemos que ir logo cedo para o pavilhão, pois era necessário deixar tudo preparado e checar o funcionamento de tudo. Mas no segundo dia aproveitamos para conhecer alguns dos pontos turísticos mais clássicos de Buenos Aires, o Caminito e a Feira de Santelmo.

Caminito um dos pontos mais tradicionais de Buenos Aires Duas horas como turista em Buenos Aires

Caminito, um dos pontos mais tradicionais de Buenos Aires

Caminito é, como os argentinos gostam de dizer, um museu ao céu aberto. As casinhas coloridas e bonecos de personalidades argentinas dão um clima todo especial ao lugar. Bares e restaurantes com mesas na rua conferem um aspecto muito agradável. Embora os preços não sejam assim tão convidativos, vale muito a pena sentar e tomar uma cerveja Quilmes, a mais tradicional da Argentina.

Se o que você procura é um souvenir, este é o lugar certo. Ideal também para se conseguir descontos. E sempre se consegue após uma negociação. São centenas de lojas e centros comerciais voltados especialmente para os turistas. Para entrar definitivamente no clima, é quase que obrigatório tirar uma foto caracterizado de dançarino de tango. A brincadeira custa 30 pesos, mas é possível pechinchar, embora os argentinos sejam duros na negociação.

Eu mesmo apenas curti o passeio, mas o meu colega de redação, Luiz Marcos Fernandes, foi às compras. Aproveitou para adquirir um clássico CD de tango com músicas de Egberto Gismonti por 45 pesos. Muambeiro confesso, LM, como é conhecido na empresa, comprou presentes para a esposa e para os filhos, além de um cinto de couro legítimo para ele, que custou apenas 40 pesos, após uma exaustiva negociação. Depois tomamos uma Quilmes (24 pesos a de 500 ml) para entrar no clima de turistas. Por conta dele, claro. Generoso, ele também comprou alfajores para toda a turma da redação.

Depois fomos até a feira de Santelmo, que funciona apenas aos domingos. Os preços, para desespero do Luiz Marcos, eram, entre 30 e 40% menores do que no Caminito. O que o estimulou a comprar um pouco mais. Além de lojas com artigos de couro e souvenirs, é possível encontrar gente dançando tango no meio da rua e barracas com artigos antigos.

Tempo esgotado. Não conseguimos passear mais porque faltava apenas uma hora para o início da feira. Espero voltar com mais tempo em uma outra oportunidade para conhecer Buenos Aires com mais tempo. E vale lembrar que apesar da alta do custo de vida na Argentina, um percurso de 15 minutos de táxi custa cerca de R$ 15 (30 pesos). Aos consumidores vorazes vale lembrar que dólar e real são aceitos em boa parte dos estabelecimentos. Táxis e supermercados, apenas pesos, com algumas exceções.

Embora não tenhamos visto nada, dois expositores brasileiros nos relataram que foram assaltados ao passear pelas ruas da capital argentina. Portanto, previna-se. Cuidado nunca é demais.

(Anderson Masetto)

Receba nossas newsletters