Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Moda dos roupões e Maria Fumaça em Piratuba

Roupões em Piratuba1 Moda dos roupões e Maria Fumaça em Piratuba“Como assim, as pessoas andam de roupão pelas ruas?” Foi a pergunta que fiz ao ser informada sobre a moda peculiar que reina nas ruas de Piratuba (SC), cidade que nos meses de inverno atinge temperaturas de até -2 °C! A tendência é levada a sério de tal maneira que existem até festas em que o traje é obrigatório e nas lojas são encontrados modelos variados. Mas aqui nem o frio intimida os quase cinco mil habitantes da pequena cidade.  É que abaixo da cidade existe um lençol de água sulforoso, responsável pelas piscinas termais que deixaram a cidade famosa e impulsionaram o turismo de saúde por aqui.

Escorrega da Estância Hidrotermal de Piratuba Moda dos roupões e Maria Fumaça em Piratuba

Seja inverno ou verão, o point da cidade é a Estância Hidrotermal de Piratuba, o parque aquático de águas naturalmente aquecidas da cidade. A entrada custa R$ 10 mais R$ 4 do exame médico obrigatório válido por um mês. São diversas piscinas para adultos e crianças, cobertas e descobertas com direito à toboágua e escorrega gigante. Além da diversão o banho ainda faz bem para a saúde, dilata os vasos sanguíneos e é ótimo para a circulação!

Depois de um banho relaxante, a dica é conhecer outro atrativo da cidade: a Maria Fumaça, trem que sai de Piratuba em direção a Marcelino Ramos (RS). São 25 km percorridos na centenária estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, a mesma responsável pela Guerra do Contestado, às margens do Rio do Peixe.

Maria Fumaça de Piratuba opera desde 1910 Moda dos roupões e Maria Fumaça em Piratuba

O passeio dura cerca de quatro horas e meia e além de aprender um pouco da história da região contada pelo animado chefe de trem, Everaldo, que faz os passageiros entrarem no clima do começo do início do século XX com as histórias e causos da época.  A trilha sonora fica por conta da dupla sertaneja que toca músicas consagradas do gênero, cantaroladas também pelos passageiros.

Em Marcelino Ramos é possível conhecer o parque de águas termais da cidade sem direito à banho, pois o tempo de parada na cidade não permite, ou o Santuário de Nossa Senhora de La Salet, padroeira da cidade.

Depois, é só curtir a paisagem do trajeto de volta à Piratuba.

Veja mais fotos da Rota da Amizade no site do M&E.

Por Bianca Souza

Receba nossas newsletters