Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Os pinguins de Magalhães

Pense num lugar frio. Mas muito frio mesmo. Agora abaixe ainda mais um pouco a temperatura. Isso. Bem vindo à Patagônia Chilena. Eu como boa paulistana tenho lá minhas roupas para aguentar frio de no máximo 8 graus, na madrugada mais gelada do ano de São Paulo. Mas aqui no Chile 8 graus é um dia bonito, ensolarado e agradável. Quem vê pensa que isso é ruim, mas não. A Patagônia Chilena é com certeza um dos lugares mais bonitos que eu já visitei na vida. Apesar do frio, claro. Mas se não fosse o monte de casacos que usamos, não teria graça nenhuma. Imagina uma paisagem com montanhas enormes e cobertas de neve. O frio é o contexto do lugar, é o motivo da visita, é o lugar mais ao sul do mundo, e eu poderia enumerar infinitamente… E outra, onde mais se não no frio mais frio veríamos pinguins?

DSC 0051 Os pinguins de Magalhães
Eu confesso que nunca tinha visto um, nem mesmo em zoológicos ou aquários. Me apaixonei! Eles são tão fofos que dá vontade de apertar! E o jeitinho que eles andam! Estou em visita ao Chile a convite da Lan Airlines, Servicio Nacional de Turismo Chile (Sernatur) e Turismo Chile. E em um dos passeios que fizemos fomos até o Estreito de Magalhães, o lugar mais ao sul do mundo e, portanto, um dos mais frios que existe. Na região, visitamos a Ilha de Magdalena onde vive uma colônia de mais de 60 mil casais de pinguins, além de aves marinhas. Para isso, fizemos um trajeto de 2 horas de barco da cidade de Punta Arenas até o local. A ilha tem um farol e um grupo de pessoas que ficam para estudar os animais.

DSC 0024 Os pinguins de Magalhães

Por lá tivemos a oportunidade de chegar bem perto dos pinguins. Foi uma experiência diferente e bem gostosa. O único problema é o vento forte, que quase nos carrega. Todas as blusas do armário, luvas, gorros e cachecóis não são suficientes. A ilha faz limite com a Terra do Fogo e fica próxima da Ilha Marta, que juntas formam um santuário de pinguins, são mais de um milhão de animais dessa espécie. Na ilha Marta há ainda uma colônia de leões marinhos. Mas este é um local protegido e não é permitida a visita de turistas. A ilha Magdalena recebe em média 32 mil visitantes ao ano, sendo 30 mil deles estrangeiros.

DSC 0037 Os pinguins de Magalhães

DSC 0056 Os pinguins de Magalhães

DSC 0093 Os pinguins de Magalhães

Pinguins e aves da Ilha Magdalena no Estreito de Magalhães Os pinguins de Magalhães

Depois da visita, partimos para o no Parque Nacional Torres del Paine, que também fica na região, e é famoso por suas montanhas que ilustram milhares de cartões postais. Nem preciso dizer que é muito frio, né? O local é ideal para quem gosta de trekking, caminhadas, escaladas e tudo mais que a natureza pode oferecer de atividade. Fizemos um percurso longo dentro do parque para visitar diversas paisagens. Uma mais surpreendente que a outra. A mais famosa é o maciço Torres Del Paine, três altas torres com cores vibrantes do roxo ao vermelho, circundadas por outros montes cheios de neve em seus picos. A vista é linda e já foi capa de revistas como a National Geographic. Ao longo do caminho pudemos ver as torres de diversos ângulos e tirarmos muitas fotos.

DSC 0194 Os pinguins de Magalhães

DSC 0427 Os pinguins de Magalhães
Outro passeio muito bom dentro do parque é no Lago Grey, onde podemos ver os glaciares, ou apenas blocos de gelo mesmo. No lago fizemos um percurso de barco de 1 hora até o glaciar do mesmo nome, um enorme bloco de gelo incrustado no meio das montanhas. É tão grande o gelo que é impossível saber seu tamanho. O dono do barco disse que em 18 anos em que trabalha com esse passeio, esse bloco já diminuiu 3 km. O lago tem suas águas muito cinzas e a temperatura é de congelar. Nem preciso lembrar do frio, não é mesmo? A dica para toda a viagem é levar todas as blusas que tiver em casa. Acho que nunca senti tanto frio na minha vida!!

DSC 0326 Os pinguins de Magalhães

DSC 0403 Os pinguins de Magalhães

Por: Lisia Minelli

Receba nossas newsletters