Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Punta Cana: lindas paisagens, conforto e tranquilidade

Um dos destinos mais visitados pelos brasileiros no Caribe ficou ainda mais perto do Brasil. Punta Cana, na República Dominicana, ganhou um voo direto da Tam, saindo de Brasília quatro vezes por semana. A operação é feita com aeronaves Airbus A319, configuradas com 144 assentos em classe econômica. A frequência decola de Brasília às 11h25, com pouso programado em Punta Cana às 15h45 (hora local). No sentido inverso, decola de Punta Cana às 22h55 e chega a Brasília às 7h10 (hora local) do dia seguinte.

Desta forma, ficou ainda mais fácil para os brasileiros aproveitarem os oito quilômetros de praias de areia branca como Jaramillo, Cap Cana, Macao, El Cortecito e Bávaro, (a maior e mais famosa de todas, considerada um tesouro nacional pela sua flora, fauna e belezas naturais). Há ainda o mar encantadoramente azul, que é um convite para atividades como mergulho, kitesurfe, windsurfe e passeios de barco e de caiaque. Tudo devidamente programado pelos mais de trinta resorts instalados na ponta leste do país, a maioria funcionando no sistema all-inclusive, que garante hospedagem e alimentação.

O impressionante complexo de Punta Cana traz uma sequência de hotéis lado a lado, com a possibilidade de circular entre eles – uma reunião de luxos que vão de piscinas e spas a campos de golfe. Cassinos e boates animadas ao ritmo de merengue, bachata e reggaeton mantêm o pique dos visitantes à noite. Com tantos atrativos, a tentação de ficar o tempo todo no território dos hotéis é grande, mas seria um erro deixar de aproveitar também os passeios pelas ilhas e praias próximas, com chance até de nadar com golfinhos.

PuntaCana2 Ministério Punta Cana: lindas paisagens, conforto e tranquilidade

Quase todas as hospedagens fazem o agendamento dos passeios junto ao Manati Park e o Dolphin Island Park, sendo este último feito em “piscinas” em alto-mar na região de Bávaro. Outro passeio de apelo bastante popular, combinando passeio de barco, snorkel e coquetéis é o Marinarium. Os turistas mais inquietos, porém, têm motivos para sair de seu complexo hoteleiro e conhecer outros destinos da região. Passeios de barco à ilha Saona (um dos mais belos pedaços de terra do país) e até uma viagem a Santo Domingo (a interessante capital dominicana que fica a duas horas e meia de Punta Cana) podem – e devem – ser realizados em uma viagem à ilha.

Ilha Saona é passeio paradisíaco

IlhaSaona Ministério Punta Cana: lindas paisagens, conforto e tranquilidade

O destino é um dos mais belos do Caribe – e poderia muito bem figurar como cenário paradisíaco em produções de Hollywood. Isso porque os guias locais fazem facilmente muitos turistas acreditarem que o local foi usado como locação do filme “A Lagoa Azul”, sucesso de bilheteria – e da Sessão da Tarde – estrelado nos anos 80 pela atriz Brooke Shields. A crença, apesar de falsa (a obra foi filmada em Fiji e na Jamaica), não é despropositada.

O local faz parte do Parque Nacional del Este, uma área de preservação ambiental que abriga, em seus 42 mil hectares, um ecossistema variado, clima tropical (temperatura média de 26,5º C) e praias de água rasa e cristalina. Para chegar, o passeio é dividido em duas partes: uma viagem de ônibus de 40 minutos até a praia de Bayahibe e, de lá, uma jornada de barco de 1h20 até a Ilha Saona.

Mar e praia – Assim que começa a viagem de barco, porém, serão só belas paisagens no horizonte. A jornada de ida é feita com um catamarã para cerca de 30 pessoas que, no meio do caminho, para em uma piscina natural onde os passageiros podem nadar, ver estrelas do mar e admirar as fileiras de coqueiros que cercam o cenário. A exemplo dos hotéis de Punta Cana, o passeio à ilha Saona é “all inclusive”, com destaque para o “mamajuana” (um drink de rum e ervas muito consumido no país).

A ilha é propícia para o que todos buscam em suas férias: descanso. No local os turistas enchem seus copos de cerveja Presidente (a principal marca da República Dominicana) e, sob o sol ou à sombra de um coqueiro, se esparramam na areia fofa e branca que cobre a praia. A água que banha parte da orla é rasa e cristalina.

Noite e gastronomia

Coco Bongo Ministério Punta Cana: lindas paisagens, conforto e tranquilidade

Para aqueles que querem curtir a noite sem se limitar aos bares e baladas dos resorts, existem opções a cada esquina para se divertir na pista de dança ao ritmo de música latina como bachata e merengue. Uma boa dica pela decoração, música e bom ambiente é a balada Imagine, na Carretera de Arena Gorda, e Coco Bongo, em Bávaro.

Punta Cana também tem ótimas opções gastronômicas. O Mitre Cap Cana é um restaurante caro, mas com uma ótima comida internacional baseada nos excelentes mariscos locais. Para degustar com a família, uma boa dica é o El Pulpo Cojo, na praia de El Cortecito, que também serve os tradicionais mariscos, mas tem uma grande variedade de carnes.

Com rota, Latam deve crescer 20% no Caribe

DSC 00241 Punta Cana: lindas paisagens, conforto e tranquilidade

A nova rota Brasília-Punta Cana vai ajudar ampliar em 20% o número de passageiros para o Caribe via América do Sul do Grupo Latam. Atualmente, de acordo com o gerente de Segmentos Turismo e Corporativo da Tam, Mauricio Madeira, a companhia transporta 500 mil pessoas em média por ano para países do destino.

“Essa rota vem fortalecer a atuação da Tam no Caribe e consolidar nosso segundo principal hub, que é Brasília. Além de modernas infraestruturas aeroportuárias, a capital do Brasil ocupa posição geográfica estratégica no centro do país, garantindo total agilidade na conexão direta de passageiros da Tam que viajam a partir de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba ou Porto Alegre”, explicou Madeira.

Destino aposta em crescimento de 25% de brasileiros em 2016

De acordo com René Contreras, diretor do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, em 2014, o fluxo turístico brasileiro aumentou 19% em relação a 2013, e só nos primeiros nove meses de 2015, o crescimento foi de 24%. “Esse ano devemos finalizar o ano com 145 mil brasileiros. Para 2016, nossa expectativa com o novo voo é manter o crescimento em torno dos 25%. Sabemos da crise financeira brasileira, mas temos preços muito competitivos. Por exemplo, pode sair mais barato viajar para Punta Cana do que ir para o nordeste brasileiro”, destacou René Contreras.

Receba nossas newsletters