Viajar é isso: Conhecer a cultura da região, conhecer novas pessoas, apreciar a gastronomia local e fotografar tudo que vê pela frente, inclusive os pratos nos restaurantes e andar pela rua apreciando a arquitetura e o comportamento dos seus habitantes.
Para nós que trabalhamos no segmento de eventos e turismo, viajar é tambem mais do que tudo isso. É observar o destino com outros olhos, principalmente em viagens internacionais.
É entrarna Central de Informação Turistica e perguntar o que esta acontecendo na cidade, é fazer um city tour naqueles onibus de dois andares, é entrar nos principais museus e igrejas e nunca esquecer de pedir mapas no hotel.
É conversar com o motorista do taxi, é pedir dicas para a recepcionista do hotel e seguir a recomendação de prato do garçon.
É pechincar com o camelô local, é fazer a conversão da moeda a cada compra efetuada, para ficar fazendo a tipica comparação de preços e ter a quase certeza que esta fazendo um bom negocio.
E finalmente comprar aquelas lembrancinhas para os colegas de trabalho, parentes e amigos.
Há algode inconciente coletivo na cultura local, do prazer ou não em servir bemseus visitantes. Isso faz com que o destino fique rotuladode maneira positiva ou negativa, aos olhos de quem visita, instanteneamente exposto nas redes socias.
Há destinos que recebem melhor, outros nem tanto.
Há destinos historicos e há destinos que criam estórias.
O fato é que nós que respiramos o turismo, ficamos inquietos demais, observando, elogiando, criticando e julgando tudo e todos. Faz parte.
Observar écriar referencia se estamos melhores ou piores do que “eles”.
Tudo é valido. Porem precisamos nos desvincular emocionamente da nossa atividade e do nosso destino, para entender se estamos de fato, melhor ou onde precisamos melhorar.
Mas não adianta ficar na teoria. Temos que colocar em pratica bons modelos de estrategias de marketing de destinos para a nossa realidade.
Somos um destino jovem. Quando o Brasil foi descoberto, a Europa, por exemplo, já tinha muita historia para contar.
Ali era ali. Temos muito a fazer no turismo, de como receber bem nossos visitantes, porem com seriedade e recursos publicos e privados limpos e bem definidos.
Agora é aqui. Uma nova classe social surge no cenario brasileiro, consumindo tudo que seus pais desejavam e não tiveram a oportundade de consumir.
Bem vindo filhos de uma nova era economica!
Esta é a nossa oportunidade de praticar com nossos proprios nativos, os 4 verbos do turismo: Visitar, Comer, Comprar e Dormir.
O momento é agora.
Mais do que conhecer o mundo , precisamos estimular o brasileiro a conhecer o nosso mundo. O Brasil precisa conhecer o Brasil e o Brasil tem entre tantos destinos maravilhosos, São Paulo, a capital da cultura, da arte, da gastronomia, das compras e dos negocios.
Por isso, antes de programar uma viagem para o exterior, inclua em seus planos o destino Brasil . Antes de conhecer os museus e igrejas historicas do mundo, faça uma visita em São Paulo, no Museu do Ipiranga, Museu do futebol, a Pinacoteca, Museu de Arte Sacra, Museu da lingua portuguesa, no Catavento, entre tantos outros.
Alem disso, não existe muitos lugares no mundo que proporciona um prazer matutino paulistano de comer um pãozinho fresquinho e crocante, com a manteiga enterretendo como um creme no miolo do pão, acompanhado de uma xicara de café com leite na padaria, ou talvez uma pastel na feira de rua, ou um uma empada de palmito ou coxinha de galinha com caturipy, ou ….
Nossa! isso é bom demais. Agora viajei.