Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

Espere para atravessar

O motorista foi orientado a respeitar o pedestre e agora o pedestre também tem que fazer sua parte e aguardar quando há semáforo, o devido sinal, para atravessar, com tranquilidade e segurança.

Por isso, o “Homem-Faixa” volta em cena, nesta segunda fase da campanha publicitária, focada no pedestre, na travessia e indicação gestual nas ruas que não tem semáforo.
Há muito tempo atrás, cheguei a procurar em muitas lojas de brinquedo, plaquinhas de sinalização e semáforos para utilizar como metáforas em um treinamento, e na época não encontrei.

Para viver em uma sociedade, se não houver orientação para respeitar as regras desde a infância, depois de adulto, fica muito mais difícil a conscientização.

Assim que a primeira fase da campanha foi ao ar, presenciei muitos pedestres empolgados com o seu direito, atravessando destemidamente, mesmo em lugares que tinha sinalização para aguardar sua vez.

Mesmo que no trânsito, teoricamente, somos todos pedestres, todos tem o seu direito. Motoristas e pedestres.

Na vida profissional, não é muito diferente.

Ora somos motoristas, atuando como gestores, concentrando nossa atenção no painel de controle, na rota a ser seguida, na autonomia e o tempo previsto.

E outras vezes, somos pedestres, indo prá lá e vindo prá cá, as vezes sozinho, as vezes em grupo, mas sempre com objetivo de chegar em algum lugar ou prestar contas a alguém.
Seja lá qual for o papel que estamos desempenhando em determinado momento de nossas vidas, o importante é saber esperar o sinal verde.
Ousadia não significa ser irresponsável.

Precisamos estar sempre atento ao transito local, sabendo a hora que o farol esta aberto e se podemos passar ou atravessar, sem correr risco, para nós ou para terceiros.
Parado ou em movimento, devemos estar sempre atentos para não sermos atropelados ou sofrer uma colisão. O que pode gerar de uma concessão, um conflito fatal.

Esperar e olhar dos lados antes de se posicionar sobre um assunto com o gestor, de se expor impulsivamente em uma reunião, de propor uma nova ideia numa hora inoportuna, questionar um assunto…

Dependo do congestionamento do dia, o melhor a fazer é ter calma e serenidade.

O problema é quando estamos muito ansiosos, seja lá em que papel estamos, de motorista ou do pedestre, não percebemos que o sinal esta fechado pra nós.

Podemos até não esperar o sinal abrir ou se acelerar ao invés de parar, e ter a sensação de ter chegado mais rápido.

Mas vale a pena o risco?

Em ambos os casos, dirigindo ou caminhando, uma pausa para esperar a vez, pode fazer toda a diferença em uma situação.

Dependendo da nossa atitude, podemos escrever uma história, em que uma situação pontual, seja apenas uma vírgula e não um ponto final.

Receba nossas newsletters