Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Tendências para 2023: viagens fora da caixa

Riqueza cultural, influência do streaming, bem estar “repaginado” e destinos considerados joias escondidas são algumas das tendências de viagens para 2023, apontadas no estudo realizado recentemente pelo Grupo Expedia, com mais de 11 mil pessoas, em 17 países. O estudo traz conclusões bastante otimistas para 2023, pois apesar das incertezas, fragilidade da economia mundial, guerra na Ucrânia, etc., mais do que nunca, os consumidores valorizam a experiência que as viagens proporcionam.

Porém, agora querem viajar de maneira diferente, motivados por novos fatores que ganharam relevância a partir das mudanças que temos vivido na sociedade, nos últimos dois anos. Não existe um padrão único de viagem para 2023. Ao contrário, a pesquisa feita pelo grupo das marcas Expedia, Vrbo Hoteis.com, mostra que será um ano bem diferente do “normal”.

A seguir, as principais tendências (in)esperadas de viagens para 2023:

Efeito Netflix

De acordo com a pesquisa, filmes e séries de streaming são agora as principais fontes de inspiração para viajar (40%), superando a influência das redes sociais (31%). A “telinha” agora tem o mesmo peso que as recomendações de amigos e parentes, quando se trata de inspiração para viagens.

A influência do streaming já é vista nos Estados Unidos. Mais de dois terços (68%) dos viajantes consideraram visitar um destino depois de assisti-lo em um programa ou filme em uma plataforma de streaming, e 61% deles já reservaram uma viagem.

Riqueza cultural

Parques nacionais e empreendimentos rurais tiveram seus momentos de glória nos últimos dois anos, quando a prioridade era contato com a natureza e isolamento social. Chegou a hora do retorno do turismo urbano.

Os destinos ricos em arte e cultura serão priorizados em 2023. As cidades que oferecem festivais culturais, cinematográficos, safaris gastronômicos, eventos artísticos, moda, dentre outros motivos mais conhecidos, como museus, patrimônio histórico, etc. são as queridinhas da vez.

Menos estrelas, mais viagens

O aumento do custo de vida em função da inflação tem sido verificado em vários países, afetando o orçamento destinado às viagens. Para driblar a situação, os turistas buscam formas mais inteligentes de ver o mundo, sem comprometer a comodidade.

Não é à toa que os dados do Hotéis.com mostram que a procura por hotéis três estrelas aumentou 20% em nível global em 2022. Nos Estados Unidos, 32% dos entrevistados admitiram que estão mais preocupados com a relação custo- benefício.

E menos é mais: um terço dos entrevistados prefere fazer mais viagens se hospedando em hotéis econômicos, a esbanjar em uma escapada de luxo. Casas, apartamentos e flats que oferecem cozinha também têm sido priorizados, pois o preparo de uma ou algumas refeições traz economia.

As novas necessidades dos turistas implicam diferentes estruturas hoteleiras. Estes estabelecimentos oferecem muito mais do que um lugar para dormir e contam com bares e restaurantes frequentados também por moradores locais, espaços de coworking e bela decoração.

O novo bem-estar

Sai o bem estar tradicional para dar lugar à nova onda de serviços que promovem equilíbrio físico, mental e emocional. Para 53% dos americanos há mais abertura para as viagens focadas no bem-estar, mas com desejo de experimentar algo novo em 2023.

É interessante observar que os millennials são os principais indutores desse segmento. Cerca de 60% dos jovens de 25 a 34 anos estão buscando formas alternativas de curtir escapadas de bem estar.

Para capturar esse mercado emergente, alguns hotéis criaram programas avançados de rejuvenescimento e atividades práticas que incentivam os viajantes a se aproximar da natureza. Atividades como banho de bosque, coleta de frutas, aulas de yoga, dentre outras, são agora preferidas.

Joias escondidas

Os viajantes também estão descobrindo lugares pouco conhecidos. A demanda por casas nesses destinos não convencionais aumentou 30% ou mais desde setembro de 2021.

O estudo conclui com uma visão bastante otimista para 2023: as viagens vêm com força total para quebrar rotinas e proporcionar novas experiências e novas formas de celebrar a vida!.

Seja bem-vindo 2023, e nos traga muitas viagens!

Receba nossas newsletters