Câmbio:

Idiomas:

Belo Horizonte abre cadastro de blocos de rua para o Carnaval de 2026

Bruno Figueiredo Belo Horizonte abre cadastro de blocos de rua para o Carnaval de 2026
BH antecipa cadastro de blocos para garantir um Carnaval seguro e bem planejado (Bruno Figueiredo/Belotur)

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira (8) o cadastramento dos blocos de rua interessados em participar do Carnaval de 2026. O processo, gratuito, segue até 10 de outubro e pode ser realizado pelo site oficial de inscrição.

Durante a inscrição, os organizadores deverão informar dados essenciais sobre os desfiles, como data, horário, trajeto e tipo de equipamento de som utilizado. Essas informações são fundamentais para o planejamento da folia momesca junto aos órgãos públicos, garantindo organização e segurança em diversos pontos, incluindo desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. Além disso, o cadastro é requisito para a participação no Edital de Auxílio Financeiro, que será divulgado em breve.

O Carnaval de Belo Horizonte de 2026 acontecerá oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Blocos que já desfilaram em edições anteriores poderão cadastrar até dois desfiles, enquanto estreantes ficam limitados a apenas um. Cada desfile deve respeitar o limite de seis horas, considerando o tempo de concentração, percurso e encerramento. O trajeto dos cortejos também deve evitar áreas de risco de alagamento, hospitais, rotas de ambulância, áreas de segurança militar, túneis, pontes, passarelas e viadutos.

“Este ano conseguimos proporcionar aos moradores e turistas um Carnaval seguro, inclusivo e bem planejado. Queremos continuar evoluindo e fazer de 2026 uma festa ainda melhor. Por isso, o planejamento é essencial. Antecipamos o cadastramento para que os blocos possam se organizar com calma, esclarecer dúvidas e se inscrever de forma tranquila”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Palestra pública online para blocos

Para orientar os representantes, a Belotur realizará no dia 30 de setembro, às 19h, uma palestra pública online sobre o processo de cadastramento. O encontro detalhará todas as informações necessárias para a inscrição e esclarecerá as regras que devem ser seguidas. A reunião será transmitida virtualmente neste link.

Guia informativo disponível

A Belotur também preparou um guia informativo com normas, etapas de cadastramento e orientações sobre o auxílio financeiro. O material está disponível no site de inscrição e dúvidas podem ser enviadas por e-mail para carnaval.belotur@pbh.gov.br ou esclarecidas durante a palestra online.

Com essas ações, Belo Horizonte se antecipa para organizar uma das festas mais tradicionais do país de forma segura e inclusiva, permitindo que moradores e turistas desfrutem de uma folia bem estruturada e animada.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *