
A prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (28) o tema oficial do Carnaval da cidade em 2026: “110 Anos de Samba”, como forma de homenagear a primeira gravação comercial do samba no Brasil, de 1916, a música “Pelo Telefone”, composta por Donga e Mauro de Almeida, reafirmando o protagonismo da capital baiana como berço e referência da cultura afro-brasileira.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que a capital baiana sempre foi um ponto de partida para a cultura brasileira e, em 2026, o samba vai ser celebrado “como merece”. A gestão municipal vai promover ações colaborativas com artistas, e escolas de samba, blocos afros e comunidade de samba são convidados a participar deste momento.
Ainda este ano a campanha oficial será lançada com ações digitais, intervenções urbanas, curadoria artística e programações culturais dedicadas ao samba em suas múltiplas formas (do samba de roda ao samba-reggae, passando pelo pagode, samba-enredo e axé).
A expectativa da homenagem é proporcionar uma experiência imersiva para moradores e turistas, resgatando a alma do carnaval baiano em conexão profunda com as tradições afrodescendentes.