Câmbio:

Idiomas:

Conheça as rotas que vão fazer você estender a viagem pelo Ceará

Thais Facundo coordenadora de Marketing da Secretaria de Turismo do Ceara Conheça as rotas que vão fazer você estender a viagem pelo Ceará
Thaís Facundo, coordenadora de Marketing da Secretaria de Turismo do Ceará (Ana Azevedo/MeE)

Com clima acolhedor, praias paradisíacas, festas populares e diversidade de experiências, do sertão ao litoral, o Ceará reforça sua vocação como um dos destinos mais completos do Brasil. “Temos opções para todos os perfis de viajantes. Aqui, cada canto é uma descoberta”, resume Thaís Facundo, coordenadora de marketing do turismo do estado.

“O cearense, se você conversar por cinco minutos, já te convida pra um café. Em uma hora, você já tá dormindo na casa dele.” A frase bem-humorada ilustra o espírito receptivo que move a hospitalidade local. Segundo Thaís, o estado tem trabalhado para oferecer estrutura e afeto em todas as pontas: das pousadas simples às grandes redes de resorts, da praia ao sertão, do turismo religioso ao público LGBT.

Com voos regionais que ligam diretamente Fortaleza a destinos como Jericoacoara e Juazeiro do Norte, o Ceará vem investindo forte na descentralização do turismo. “O passageiro pode fazer os dois extremos do estado com facilidade, do litoral ao Cariri”, explicou Thaís. A conectividade aérea se soma a uma infraestrutura em expansão, com novos hotéis e pousadas, e aeroportos modernizados, como o da capital, eleito um dos melhores do Brasil.

Rota para todos os estilos

As rotas turísticas organizadas pelo estado facilitam o planejamento e incentivam que o visitante fique mais tempo explorando cada canto do território. A Rota das Emoções, por exemplo, conecta Ceará, Piauí e Maranhão, passando por Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses. Já a Rota Verde do Café leva à serra de Guaramiranga, onde o café cultivado à sombra ganha destaque ao lado do famoso Festival Jazz & Blues, realizado no Carnaval.

Outros circuitos como a Rota das Falésias (Canoa Quebrada, Fortim e Aracati), a Rota do Cariri (com turismo religioso em Juazeiro do Norte) e a Rota dos Ventos (ideal para esportes aquáticos) ampliam o leque de possibilidades.

Cultura e sabor

“A gente tem uma gastronomia voltada para frutos do mar, mas também com comidas típicas como cuscuz, baião de dois, carne de sol e, claro, a quinta do caranguejo, que é uma tradição em Fortaleza”, contou Thaís. A experiência vai além da comida: o visitante pode ver o artesanato sendo feito ao vivo, como as garrafinhas de areia “que até hoje eu não entendo como conseguem fazer algo tão perfeito”, brincou.

Na praia, na serra ou no sertão, o Ceará se apresenta como um território de encontros e afetos. “Temos pousadas bem cearenses, experiências sustentáveis de base comunitária, e lugares onde a esposa cozinha o peixe que o marido pescou na hora”, completou.

Com eventos como o Réveillon da Praia de Iracema, o São João de Maracanaú e as micaretas como o Fortal, o estado entrega um calendário festivo vibrante e inclusivo, com destaque para o público LGBT em celebrações como o Cardume (em Canoa Quebrada) e o Caras (em Jericoacoara). “O Ceará tá pronto pra receber todos vocês”, finalizou Thaís.

Tópicos relacionados