
O Rio de Janeiro se destaca, cada vez mais, como um dos destinos mais procurados para as férias de julho. Segundo levantamento do Visit Rio, a rede hoteleira da cidade deve registrar uma taxa média de ocupação superior a 70% no período. Já a Rodoviária do Rio estima movimentação de cerca de 1 milhão de passageiros entre embarques e desembarques, de 1º a 31 de julho.
“Os números reforçam que a Cidade Maravilhosa segue como um dos destinos preferidos dos turistas em todas as épocas do ano, inclusive no inverno. A programação para o período contribui para essa demanda de turistas, que encontram na cidade um calendário diversificado, com atividades culturais, gastronômicas e de contato com a natureza”, diz o presidente-executivo do Visit Rio, Luiz Strauss.
Entre as opções de lazer e eventos oferecidos durante as férias de julho, um dos destaques é a observação das baleias-jubarte, que cruzam o litoral carioca em sua rota migratória. Com saídas da Marina da Glória e do Iate Clube do Rio de Janeiro, os passeios têm conquistado cada vez mais adeptos, que visitam a cidade para avistar o balé das gigantes do mar.
Segundo Luiz Nogueira, diretor náutico da letsgosea, uma das empresas credenciadas a realizar o tour, a procura cresceu 30% de 2024 para 2025 e acumula alta de 50% desde 2022, quando os passeios passaram a ser oferecidos. “Estamos recebendo turistas de todo o Brasil e também de outros países, especialmente de viajantes que percorrem o mundo em busca desse tipo de experiência. Este ano, além das jubartes, já conseguimos avistar até alguns exemplares de cachalotes”, destaca Nogueira.
Outro destaque é o Festival de Inverno do Rio, que teve início no último dia 11 e segue até 3 de agosto, na Marina da Glória. O tradicional evento reúne grandes nomes da música brasileira. Entre os artistas que ainda subirão ao palco, estão Caetano Veloso, Alcione, Teresa Cristina, Ferrugem, Liniker e Paulinho da Viola, entre outros.
Para os amantes da gastronomia, dois festivais continuam até o fim do mês. O Sabores da Orla, maior festival de gastronomia praiana do país, segue até 31 de julho com a participação de mais de 150 quiosques, do Leme à Prainha. Já o Festival de Inverno da Cadeg, em sua 11ª edição, oferece pratos especiais, vinhos selecionados e apresentações musicais até o dia 27.