
O turismo brasileiro segue em expansão, com destaque para destinos nacionais e internacionais que lideraram as vendas no 1º semestre de 2025. O Boletim Semestral da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) revela os lugares mais procurados pelos viajantes e destaca também destinos emergentes que ganharam relevância.
No cenário nacional, Maceió se manteve no topo do ranking tanto no semestre quanto nas férias de julho, seguida por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto de Galinhas, Porto Seguro e Gramado. Entre os destinos emergentes, Brasília, Foz do Iguaçu, Bonito e Manaus tiveram crescimento expressivo, enquanto Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha também se destacaram, especialmente no mês de julho.
Ranking nacional – 1º semestre
1º Maceió
2º São Paulo
3º Rio de Janeiro
4º Porto de Galinhas e Porto Seguro
5º Gramado e Natal
Ranking nacional – Férias de julho
1º Maceió
2º Gramado
3º São Paulo e Porto de Galinhas
4º Salvador e Porto Seguro
5º Natal e Rio de Janeiro
Destinos emergentes – 1º semestre
1º Brasília, Foz do Iguaçu, Bonito e Manaus
2º Lençóis Maranhenses e João Pessoa
Destinos emergentes – Julho
1º Foz do Iguaçu
2º Brasília
3º Lençóis Maranhenses
4º Fernando de Noronha
No mercado internacional, Orlando liderou as vendas, seguido por Paris, Roma, Buenos Aires e Santiago. Entre os emergentes, lugares como Tailândia, Tóquio, Florença, China e África do Sul registraram maior procura, refletindo o interesse por experiências culturais e roteiros fora do convencional. Em julho, Aruba, Curaçao e Japão foram os destaques entre os emergentes.
Ranking internacional – 1º semestre
1º Orlando
2º Paris
3º Roma e Buenos Aires
4º Santiago
5º Punta Cana
Ranking internacional – Férias de julho
1º Orlando
2º Santiago
3º Bariloche
4º Roma
5º Buenos Aires
Destinos internacionais emergentes – 1º semestre
1º Tailândia e Tóquio
2º Florença e Japão
3º China
4º África do Sul
Destinos internacionais emergentes – Julho
1º Aruba, Curaçao e Japão
2º Florença, África do Sul e Cancún
3º Istambul, Marrocos e Croácia
Segundo Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, “os resultados do primeiro semestre mostram que o setor continua a se fortalecer, com estabilidade e tendência positiva. As operadoras diversificam portfólios, exploram destinos consolidados e emergentes e oferecem experiências que dialogam com diferentes perfis de viajantes”.
O levantamento reforça o dinamismo do turismo brasileiro e internacional, mostrando que o interesse por destinos tradicionais e emergentes segue crescente, mesmo diante de desafios econômicos e fatores externos que impactam o setor.