Câmbio:

Idiomas:

Paraná recebe 1,3 mil agentes de viagens para imersão em atrativos turísticos

Foto de Giulia Jardim

Giulia Jardim

Publicado - 10/07/2025 - 17:13

unnamed 69 Paraná recebe 1,3 mil agentes de viagens para imersão em atrativos turísticos
Entur Summit será realizado em Curitiba e inclui visitas técnicas e capacitação para agentes de viagens (Divulgação)

O Paraná está se preparando para uma grande ação de promoção turística: cerca de 1.300 agentes de viagens de diferentes estados brasileiros desembarcam em Curitiba no próximo mês para participar do Entur Summit, convenção marcada para o dia 4 de agosto na icônica Ópera de Arame. Além do evento principal, a programação inclui visitas técnicas a pontos turísticos da capital e de outras regiões do Estado, com o objetivo de ampliar o conhecimento prático desses profissionais que atuam diretamente na venda de pacotes turísticos.

Como etapa preparatória, o Viaje Paraná está conduzindo nesta semana capacitações online sobre os principais produtos e destinos turísticos do Paraná. Os conteúdos ficam gravados e disponíveis para consulta contínua dos mais de 5 mil agentes conectados à Entur, considerada a primeira escola de negócios do turismo do Brasil.

“Estamos apresentando o que o Paraná tem, de ponta a ponta, pronto para ser comercializado como turismo”, destaca Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “A capacitação online é uma ação pré-evento, onde temos mais tempo para mostrar a esses profissionais o potencial turístico do Estado”, completa.

Segundo Viviane Assis, mentora da Entur, a estratégia permite que os agentes compreendam as diferentes possibilidades de construção de roteiros para públicos variados, incluindo viagens de aventura, experiências gastronômicas, roteiros familiares e escapadas românticas.

Workshop: riquezas naturais e culturais em destaque

Durante a capacitação online, são apresentados diversos diferenciais do Paraná, com destaque para sua gastronomia típica, resultado da miscigenação de culturas como a ucraniana, italiana e japonesa. Alimentos como pinhão, palmito, bala de banana, barreado e carne de onça reforçam a identidade local, muitos deles com Indicação Geográfica reconhecida pelo INPI.

Outros temas abordados foram os atrativos de Foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e Patrimônio Natural da Humanidade, além da possibilidade de fácil acesso terrestre aos países vizinhos, Paraguai e Argentina. A Grande Reserva da Mata Atlântica, outro Patrimônio Natural presente no estado, também foi apresentada como diferencial.

“O Paraná é o único estado brasileiro com dois Patrimônios Naturais da Humanidade, algo que impacta diretamente na decisão dos turistas”, afirma Eduardo Aguiar, diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, responsável por conduzir a capacitação.

Também ganharam espaço destinos do Litoral, como a Ilha do Mel, além de rotas gastronômicas, como o Caminho do Vinho, na Região Metropolitana de Curitiba, e a Colônia Witmarsun, nos Campos Gerais. A diversidade de opções, com logística acessível por transporte rodoviário e curtas distâncias entre os atrativos, é outro trunfo para a formatação de roteiros integrados.