Câmbio:

Idiomas:

Primeiro markeplace do Vale do Café oferece experiências turísticas únicas no interior do RJ

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 22/07/2025 - 08:30

Fazenda Sao Luiz da Boa Sorter Foto Lorena Zschaber Primeiro markeplace do Vale do Café oferece experiências turísticas únicas no interior do RJ
Fazenda São Luíz da Boa Sorte (Foto Lorena Zschaber)

Berço do café brasileiro, maior bacia histórica de rios do Sudeste e guardião da Mata Atlântica, o Vale do Café se consolida como um dos destinos mais autênticos do país.   Localizado a apenas 90 minutos do centro do Rio de Janeiro, próximo a São Paulo e Minas Gerais, a região – que engloba cidades como Vassouras, Valença, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira – combina fazendas históricas, tradições culturais vivas, rotas gastronômicas premiadas e parques cheios de natureza, agora impulsionados pelo lançamento do primeiro marketplace de destino do Brasil, uma plataforma integrada de reservas de experiências turísticas.

O marketplace do Vale do Café (www.turismovaledocafe.com.br) lançado na semana passada pela MTT Travel & Technology com apoio do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, surge para facilitar reservas de hospedagens, tours e experiências. Desenvolvido para modernizar o turismo regional através de um panorama prático de agendamento de serviços turísticos locais, o sistema conecta fornecedores a viajantes nacionais e internacionais, com foco em qualidade, eficiência e sustentabilidade.

A plataforma oferece experiências que vão de “Rotas de Observação de Aves” até “Luas de Mel com Aroma de Café”, conta com sistema multilíngue para internacionalização, parcerias para divulgação no exterior e promove sustentabilidade, valorizando produtores locais e práticas de turismo regenerativo.

“Estamos muito felizes em lançar o primeiro marketplace do Vale do Café, uma plataforma desenvolvida para modernizar o turismo regional e conectar o que há de melhor na nossa região a viajantes do Brasil e do mundo. Criamos um sistema eficiente, sustentável e de alta qualidade, inspirado nas iniciativas de cidades como Alhambra (Espanha) ou Courchevel (França), que centraliza reservas de hospedagens, tours e experiências — tudo em um só lugar. Nosso objetivo é fortalecer a economia local e facilitar o acesso a pacotes temáticos que valorizam a cultura, a história e os saberes do Vale do Café”, Alexandre Milessis, CEO da MTT Travel & Technology.

Queijos e frios da regiao Foto Cris Braga Primeiro markeplace do Vale do Café oferece experiências turísticas únicas no interior do RJ
Queijos e frios da região (Foto Cris Braga)

Vale do Café: destino une história, natureza e cultura

O Vale do Café é muito mais que um destino. A região vem ganhando notoriedade como uma das principais escolhas turísticas da região Sudeste. Conhecido por suas fazendas centenárias, cafés, cachaças e queijos premiados, paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural, o Vale hoje se reinventa ao unir tradição e inovação.

A região tem investido em turismo de experiência, oferecendo ao visitante muito mais do que belas paisagens. Visitas a cafezais e cafeterias, hospedagens em fazendas históricas e pequenos hotéis de charme, parques, roteiros gastronômicos com produtos locais, cavalgadas, visitas a museus e circuitos de ecoturismo são apenas algumas das experiências que encantam turistas brasileiros e estrangeiros.

Além do apelo natural e cultural, o Vale do Café tem se destacado por iniciativas que fortalecem a economia criativa e o empreendedorismo local. Artesãos, produtores rurais, guias e anfitriões têm se organizado para promover um turismo mais sustentável, capaz de gerar renda, preservar a identidade da região e garantir experiências autênticas aos visitantes.

“O Vale do Café é um dos destinos fundamentais do Brasil. Aqui, um Brasil profundo ganha vida entre reflorestamentos, saberes, mistérios, lendas, tradições culturais vivas, fazendas, parques e paisagens de tirar o fôlego. E nos últimos anos, cafés, cachaças e queijos do Vale do Café alcançaram reconhecimento internacional. É uma escolha de brasilidade e natureza emocionantes” afirma Cristina Braga, Presidente do Vale do Café C&VB.

Uana Ete Foto Paulo Naciff Primeiro markeplace do Vale do Café oferece experiências turísticas únicas no interior do RJ
Uaná Etê (Foto Paulo Naciff)

Alguns destaques da região do Vale do Café

A “Rota do Queijo”, em Valença, chama atenção como o município mais premiado do mundo em competições de queijos artesanais, com 27 medalhas no último Mundial do Queijo. A Rota do “Turismo Rural de Paty do Alferes” leva a orquidários, apiários, fazendinhas para crianças, à Fazenda Manga Larga, berço da raça de cavalos Mangalarga Marchador, ou ao afro turismo com as rotas de liberdade de Manoel Congo e Mariana Crioula. Já o “Caminho dos Quintais” é uma antiga trilha indígena que conecta oito propriedades rurais, oferecendo café colhido à mão, vinho de serra e cultura dos povos originários. As fazendas históricas “Alliança”, “Cachoeira Grande”, “Fazenda das Palmas”, “São Luiz da Boa Sorte”, por sua vez, possibilitam hospedagem e imersão no mundo do café. Para quem viaja com as crianças a “Terra dos Dinos”, “Rancho Quindins”, “Pousada Nova Gironda”, “Hotel Fazenda Santa Bárbara”, ou o “Jardim de Lendas de Uaná Etê” são diversão garantida.

Com 53 produtores de cafés especiais mapeados, a região renasce como referência na bebida. Cafeterias e padarias como “Café Chá, Chocolate & Cia”, “Padaria das Palmas”, “Cesta de Trigo” e “Café Etê” oferecem delícias e cafés inovadores e históricos. Restaurantes charmosos como o Le Vélo, o Casa do Lago e o Ambrosia reforçam a gastronomia autêntica do Vale. A cachaça também brilha, com marcas como “Magnífica”, “Werneck” e “Pindorama”.

A cultura local pulsa em festivais como o “Encontro de Jongos”, que acontece em 26 de julho e reúne 400 lideranças de comunidades tradicionais, e no “Festival Vale do Café”, de 19 a 27 de julho, com concertos em fazendas e igrejas. O Museu Vassouras, do Instituto Vassouras Cultural é a grande inauguração prevista para o segundo semestre, um museu vivo que valoriza o patrimônio cultural e celebra as identidades do Vale do Café.

Entre os eventos e celebrações programados para a Primavera, destaca-se a “Floratlântica”, que acontece de 20 a 27 de setembro com sua pitoresca “Vale do Café Hat Parade”, e os “Cafés Atlânticos”, com shows musicais imersivos na natureza do parque “Uaná Etê Jardins Culturais” em Engenheiro Paulo de Frontin, nos dias 26 de julho, 23 de agosto e 20 de setembro.